27/12/2013 13:03:00

Onda de calor no Sul causa sensação térmica acima dos 45ºC

A onda de calor que obrigou o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina a emitir um raríssimo alerta vermelho para as cidades de Buenos Aires e Rosário chegou ao Rio Grande do Sul. Ontem (26), os termômetros no estado devem passar dos 40ºC em várias cidades do Oeste e do Norte, com sensações térmicas superiores a 45ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calorão vem acompanhado de uma massa de ar seco – em algumas regiões, não chove há três semanas. "Será, com folga, o período mais quente de 2013. Com o calorão, é alto o risco de pancadas de chuva que venham acompanhadas de temporais isolados, inclusive de forte intensidade, com vendaval ou granizo", alertou a meteorologista Estael Sias, da Metsul.

A onda de calor é resultado direto da instabilidade estacionada na região Sudeste do país e que já provocou mortes no Espírito Santo e em Minas Gerais. Como a umidade não avança, a massa de ar quente e seco que veio da Argentina estacionou sobre o Rio Grande do Sul. A previsão é de mudança de clima apenas depois da virada do ano.

Altas temperaturas ameaçam lavouras de milho e de soja

A meteorologista Estael Sias advertiu também que a manutenção da chuva irregular com o predomínio do tempo seco, e ainda o calor extremo com forte insolação, devem levar a um quadro de acelerada perda de umidade no solo. O cenário pode afetar diretamente as lavouras de milho e de soja no estado.

Nesta época do ano, a grande ameaçada é a lavoura de milho, que está em fase de florescimento e enchimento de grão. Em municípios do norte do estado, onde não chove há duas semanas, a perda pode chegar a 20% de acordo com a Cotrijal. Em áreas pontuais nos municípios de Victor Graeff, Ernestina e Tio Hugo, o prejuízo pode ser de 50%.

COMENTÁRIOS







Fique por dentro das novidades

RedeSul de Notícias - Todos os Direitos Reservados
Permitida a reprodução de reportagens, desde que citada a fonte.

SERVIÇOS

Anuncie Expediente Telefones úteis Sugestões de Pauta Fale Conosco

EDITORIAS

AgroComunidadeCulturaEconomiaEducaçãoEsporte/LazerGeralObituárioPolíticaSaúdeSegurança/Justiça