01/09/2017 15:03:00

PROGRAMA DE SEXTA
Espetáculo 'naïf' traz ao palco da Unicentro nesta sexta, o Muiraquitã Trio e o ator Marcio Ramos
Já no sábado, Duo Barzinho traz o melhor da MBP e junta novamente Áurea Regina + Flavinho, do Trio


(Foto: Divulgação)


Jonas Laskouski, com assessoria

Guarapuava - A programação cultural da semana em Guarapuava continua agitada (que seja sempre assim, amém!) e nesta sexta feira tem mais espetáculo. Dessa vez, o palco do auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) recebe o Muiraquitã Trio e o ator Marcio Ramos. O espetáculo 'naïf' começa às 20h, com entrada gratuita.

O espetáculo apresenta o trio (foto acima), formado por Tamires Freitas (violão), Flávio Francisco (viola caipira) e Kenny Yuzo (bandolim) e também traz para a cena o ator Marcio Ramos, que apresenta as leituras do poeta Manoel de barros, as leituras da memória do corpo, as leituras do movimento.

"Um espetáculo sobre meninos e pássaros, sobre postes, árvores e sobre nós, de todos os sentidos: nós que desatam e nós que revelam a idade da árvore. Uma busca que encontra o poeta Manoel de Barros, vai ver o choro violado pelo guizo da cascavel, vai se mostrar nas batidas das tamancas, no movimento colorido observado, claro, por aqueles que possuem a visão de passarinho", diz o convite de 'naïf'.

O som das cordas do Muiraquitã aliado às palavras de Manoel de Barros - que criou um universo próprio, subvertendo a sintaxe e criando construções que não respeitam as normas da língua padrão -, marcado, sobretudo, por neologismos e sinestesias, sendo, inclusive, comparado a Guimarães Rosa - na interpretação do intenso Marcio Ramos (foto abaixo), são os ingredientes de uma mistura perfeita para seu programa de sexta à noite.

Em tempo: A palavra naïf é um termo francês que significa ingênuo ou inocente; portanto, a “arte naïf” é todo produto artístico de natureza pueril que demonstra uma criatividade autêntica baseada na simplificação de elementos decorativos a níveis brutos, espontâneos, puros, coloridos e calorosos. Vale dizer ainda que a arte naïf é uma expressão tipicamente regional e assume as características de cada localidade.

E SÁBADO?

E aproveitando, te faço um convite para o sábado (02). Já que o Flávio Francisco, o Flavinho do Muiraquitã Trio está na cidade para o 'naïf', é hora também de mais uma apresentação, a última do ano, do duo Barzinho. Sim, a sempre linda Áurea, e Flavinho (na foto acima) se juntam novamente para brindar o público com um repertório pra lá de sofisticado com o melhor da MPB. Clássicos não vão faltar. O Duo Barzinho se apresenta a partir das 21h, no Estação Restaurante Choperiaa, ali na esquina da Praça Cleve.



.

COMENTÁRIOS