02/05/2017 15:42:00

FESTA
Paróquia Assunção celebra sua primeira Hailka
Uma das tradições ucranianas mais divertidas promete agitar o próximo domingo, 07 de maio


Hailka em Prudentópolis (Imagem: Reprodução/Youtube)


Jonas Laskouski com informações e fotos de Élio Kohut

Guarapuava - As festividades da Páscoa já acabaram, certo? Para a comunidade ucraniana de Guarapuava, ainda não. Uma das tradições mais antigas da Ucrânia, que remontam ainda antes de se converterem ao Cristianismo e também, uma das festas mais esperadas por essa comunidade, a Hailka, a primeira do Grupo de Jovens da Paróquia Assunção de Nossa Senhora, acontece no próximo domingo, 07 de maio.

Hailka vem da palavra "hai", que significa bosque, e é o local onde eram realizadas essas brincadeiras de roda e cantos. Para os ucranianos, a Hailka costumava ser um momento muito aguardado ao longo do ano pelos jovens solteiros, pois era uma das raras oportunidades de se confraternizar e até casamentos aconteciam em função dos encontros promovidos por essa festividade.

Em Guarapuava, o Grupo de Jovens está preparando uma série de atrações que vão começar já às 10h30 do domingo (07), com a Divina Liturgia cantada pelos jovens da Paróquia São Josafat, de Prudentópolis, seguido por um delicioso almoço, que será servido ao meio-dia. A Hailka ainda vai contar com lanches sendo vendidos durante a festa, binguinho e animação de Samuel Semzezyn, o Samuca, direto de Prudentópolis.

Em entrevista para a Rádio Najuá, em abril de 2015, Samuca explicou que há uma música diferente para animar cada uma das brincadeiras. Numa delas, são formadas duplas que representam Adão e Eva no paraíso. Cada dupla cria uma coreografia, que deve ser imitada pelos demais. Os jovens dançam em roda e um casal, ao centro, representando Adão e Eva, anda em sentido inverso. Adão e Eva dão saltos, abraços, batem palmas e os demais seguem.

Na brincadeira cujo nome significa “gralha voando”, se faz uma roda maior com outra menor ao centro dela. Numa outra brincadeira, uma moça fica no centro da roda e escolhe dez rapazes e vai descartando um a um; o último restante seria o escolhido, simbolicamente, para casar.

Outras brincadeiras seriam a do caracol, a do caracol inverso e o túnel (foto abaixo). No caracol, enquanto a primeira estrofe é cantada, a roda vai se fechando em espiral, imitando a forma dele; na segunda estrofe, o sentido se inverte para que o espiral se abra novamente.

Registro da Hailka  na comunidade da Linha Esperança, em Prudentópolis no ano de 2015

Pra ficar ainda mais bacana, a festa tem objetivo: arrecadar fundos para o 45º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira que será realizado em janeiro de 2018, em Guarapuava.

Os convites para o almoço já estão sendo vendidos na paróquia da Igreja, que fica no Trianon, em frente à Praça da Ucrânia. Valores? R$ 20,00 e R$ 10,00 para crianças até nove anos.

Mais informações, com a Elaine e a Mariane, nos seguintes telefones (42) 9.8429-0804 e (42) 9.9917-2021, respectivamente.

Vale a pena curtir e aprender um pouco sobre as diferentes culturas que ajudaram a construir Guarapuava, como a ucraniana, por exemplo. E a Hailka é uma ótima opção para você começar essa descoberta, alem de ser mais que divertido. Partiu?

 

 

COMENTÁRIOS