04/08/2017 14:14:00

VALORIZAÇÃO
Saúde de Candói é parabenizada pelo Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna
Com os trabalhos em equipe e de prevenção, o município diminuiu visivelmente o índice de mortalidade


(Foto: Assessoria)


Da Redação, com assessoria

Candói - Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Candói, juntamente com o secretário da pasta, Juarez Turco, estiveram em uma reunião na 5 ª Regional de Saúde, em Guarapuava, no último dia 31 de agosto.

No encontro, a equipe foi convidada a explanar para os representantes dos 21 municípios que fazem parte do Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Neonatal, as mudanças realizadas que levaram o município a diminuir de forma surpreendente o índice de mortalidade infantil .

Candói já passou por um índice assustador em 2014, quando ocorreram 10 óbitos. Porém, com um trabalho de prevenção e cuidados desde a maternidade, esse índice abaixou nitidamente.

A enfermeira Catiane Bianchi apresentou os dados do município, relatando as dificuldades que foram encontradas. A partir delas, foram tomadas medidas para reduzir os números. “O sucesso só se deu pelo trabalho em conjunto com toda a equipe de profissionais da Secretaria”, declara a enfermeira.

Os dados apresentados mostram que em 2015, o índice foi reduzido para três óbitos. No ano de 2016, o número subiu para quatro óbitos, porém dois destes eram totalmente inevitáveis.

Diante desta nova realidade, o município de Candói foi parabenizado pelo excelente trabalho exercido com as gestantes e menores de um ano, servindo de modelo para os representantes dos outros 21 municípios presentes no encontro.

 

COMENTÁRIOS