05/07/2017 11:34:00

INCENTIVO
Alunos de Altas Habilidades da rede estadual lançam suas obras em noite de autógrafos
A oficina de Criação de Livros foi realizada voluntariamente pelo escritor guarapuavano Norbert Heinz, que há anos se aventura no mundo da literatura independente


Turminha talentosa, hein (Foto: Reprodução/Facebook)


Jonas Laskouski, com assessoria

Guarapuava - A noite desta quarta feira (05) promete ser concorrida no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava e tem como principal protagonista, a literatura. O escritor guarapuavano Norbert Heinz, a direção do colégio e as professoras Poliana Souza, Dulceni Brunetti e Tãnia Marcondes - regentes da sala de Altas Habilidades/Superdotação no referido colégio - promovem uma noite de autógrafos dos livros produzidos pelos alunos da sala durante uma oficina ministrada pelo escritor. 

A turma de Altas Habilidades chama a atenção por reunir alunos de várias escolas estaduais do município. "É um projeto novo que teve início este ano. Os professores da rede estadual identificaram em suas escolas alunos com pré-diposição a fazer algo melhor e como incentivo, a sala foi criada aqui no Visconde onde esses alunos recebem atendimento diário", conta a diretora auxiliar do colégio, Ane Cristine Lopes Antunes. E uma das atividades desenvolvidos com esses superdotados foi uma oficina literária, que culmina nesta quarta, justamente com a noite de lançamento dos livros. 

A oficina de Criação de Livros foi realizada voluntariamente pelo escritor nos meses de abril, maio e junho, sob a supervisão das professoras regentes. Nesse período, os alunos tiveram contato com o processo de produção independente e aplicaram os conhecimentos adquiridos na construção de um livro com assunto de interesse pessoal. O resultado foi apresentado no I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), que aconteceu de 21 a 23 de junho, com ótima repercussão e esgotamento da primeira tiragem dos livros.

Nesta quinta, 06 de julho, será realizada no colégio a Feirinha do Risco, para que os alunos possam divulgar suas produções na comunidade escolar. O nome da feira é derivado de Feira do Risco - Artes e Impressos, que acontece mensalmente há um ano na Unicentro e tem revelado muitos artistas locais.

A pedido dos alunos, o escritor dará continuidade ao trabalho, pois os alunos já possuem materiais para publicação.

O ESCRITOR

Norbert Heinz se aventura há anos no mundo da literatura independente e atualmente trabalha com aquilo que mais gosta: a literatura infantojuvenil. O escritor é formado em Ciências Biológicas e é mestre em Biologia Evolutiva. Apesar da formação, publica há dez anos na área literária. Participou de mais de 30 antologias no Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Egito, Alemanha e México. Publicou mais de 20 livros de poesia e literatura infantil, dentre os quais se destacam os infantis das coleções Tira-Teima e Esperança.

Há quatro anos, Norbert dedica-se exclusivamente à literatura infantil, escrevendo, editando e distribuindo as obras. Já participou de vários eventos nacionais e internacionais e recebeu vários prêmios, dentre os quais o título de Comendador, do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (CONINTER), Honra ao Mérito, do Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura, e o Prêmio Excelência Cultural da Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais. 

Heinz também visita escolas, ministra oficinas e palestras, tendo atendido uma média de 15 mil alunos nos últimos três anos. Atualmente é membro do Instituto Histórico de Guarapuava, fundador do Núcleo de Contadores de História de Guarapuava (CONTHIS), membro fundador do M.A.L.A (Movimento Artístico e Literário em Ação) e idealizador da Feira do Risco – artes e impressos (feira de publicações independentes que ocorre mensalmente na Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro).

COMENTÁRIOS