05/08/2017 17:20:00

TRADIÇÃO
Vesselka comemora 59 anos com apresentação
Grupo folclórico ucraniano foi fundado em 1º de agosto de 1958, em Prudentópolis


Vesselka durante apresentação (Foto: Divulgação)


Da Redação

Prudentópolis - A preservação da cultura ucraniana, com duas danças, seus usos e costumes está presente no bailado acrobático do Vesselka. Criado em Prudentópolis em 1958, portanto, há 59 anos, no dia 1º de agosto, pelo padre Efraim Krevey, com a coordenação das catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz, o grupo folclórico marca o início da imigração ucraniana no município.

Para marcar mais um aniversário, o Vesselka se apresenta neste sábado (05), a partir das 20h. O local é o espaço localizado na Rua Marechal Floriano, 1140, em frente a igreja São Josafat. O ingresso custa R$ 60 e está sendo vendido no local da apresentação.

Reconhecido no território nacional e também no exterior, o Vesselka traduz no nome a religiosidade do povo ucraniano. “Vesselka significa Arco Íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. Ele é o símbolo do amor e da fidelidade”, diz o grupo que escolheu esse nome porque seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade às tradições que caracterizam a alma ucraniana.

 

               

COMENTÁRIOS