05/10/2015 15:11:00
Virado à paulista

É interessante notar que sempre durante uma competição nacional acabamos por discutir a regionalização do futebol, ou seja como times competitivos acabam se concentrando em determinadas regiões, em geral no eixo Rio-São Paulo, com uma leve vantagem aos paulistas.

Mas nem sempre é assim, no começo do ano, por exemplo, muito se falava da sensação catarinense, já que o estado passou a contar com quatro representantes na elite do futebol brasileiro. Apesar de todo o otimismo, a reta final do brasileirão coloca os quatro representantes do futebol de Santa Catarina com um grande risco de rebaixamento.

Os anos de 2013 e 2014 também foram diferentes nesse sentido, com os times mineiros ocupando os lugares de destaque do futebol nacional. O Cruzeiro sagrou-se bicampeão brasileiro com um verdadeiro timaço, enquanto nesse mesmo período o Galo conquistava a Libertadores e a Copa do Brasil.

Neste ano, contudo, a coisa parece ter virado novamente a favor dos times paulistas. Entre os quatro semifinalistas da Copa do Brasil deste ano, três deles são paulistas (São Paulo, Santos e Palmeiras) o que indica que ao menos um clube de São Paulo estará na final do torneio. No outro campeonato nacional, o Brasileirão, quem lidera e é favorito a levar o caneco é outro clube da cidade de São Paulo, o Corinthians.

Além do Timão, outros quatro clubes paulistas estão entre os 10 primeiros colocados no torneio, sendo que Santos, São Paulo e Palmeiras estão respectivamente na quarta, quinta e sexta posição, brigando por uma vaga no G4

COMENTÁRIOS



Sobre o Autor

Luiz Carlos Knuppel Júnior, formado em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Trabalhou como jornalista e cronista esportivo para o site esportivo Redação em Campo e na RedeSul de Notícias. É apaixonado por esportes, cinema e música.