05/12/2016 16:30:00

RECONHECIMENTO
Usina do Conhecimento presta homenagem ao Dia do Palhaço
Em edição especial do Projeto Usinação, José Thomaz Szymczak encantou as crianças com o eterno Goiabada.


José Thomaz vai dando lugar ao Goiabada (Foto: Usina do Conhecimento)


Jonas Laskouski

Guarapuava - Não é fácil ser palhaço hoje em dia. Mas quando se está na estrada, na rua e na ativa há mais de 20 anos, vestir a roupa colorida e pintar o rosto pode ser o momento de esquecer um pouco da vida real para trazer alegria, principalmente às crianças, ainda que poucos adultos se encantem com a profissão.

José Thomaz Szymczak, o 'Formiga', ou melhor - bem melhor - o palhaço Goiabada, é um desses artistas que ainda acreditam que arrancar boas gargalhadas faz a diferença no dia-a-dia das pessoas. Numa justa homenagem pelo Dia do Palhaço, comemorado próximo dia 10 de dezembro, a Usina do Conhecimento de Guarapuava convidou o artista guarapuavano para uma tarde diferente, que aconteceu na última sexta feira, dia 02. 

Alunos da Escola Municipal Chester Kochanski tiveram a honra de participar do Projeto Usinação, em uma edição especial. 'Palhaço: Arte de Brincar' mostrou à criançada, um lado nem sempre imaginado pelo público. O José Thomaz entrou de cara limpa, como José Thomaz mesmo, para aos poucos incorporar o personagem, contando assim as tristezas e alegrias da profissão. Enquanto contava sua história, aquele homem comum foi ganhando os traços do Goiabada, conhecido por toda Guarapuava. Quem estava lá, disse que foi um momento memorável.

 

Além do Goiabada, o evento teve contação de histórias, algodão doce e pipoca (para o clima de circo ganhar força) e também contou com a participação do palhaço Elvis. Juntos, eles divertiram a garotada, que ainda ouviu do psicólogo Fernando Guiné, uma pequena palestra sobre a importância do brincar e de ser criança. 

Em tempos cada vez mais tecnológicos, faz-se cada vez mais necessárias ações como essa, sejam elas suportadas por professores, e até mesmo pelos pais. Cabe à essas instituições - família, inclusive, incentivar o interesse dos pequenos pela magia que há anos atrás (décadas?) era o que fazia a nossa alegria, a nossa felicidade de ser criança. Por mais Goiabadas no mundo, ;)

COMENTÁRIOS







Pela Web