06/10/2017 13:20:00

TRADIÇÃO
Caldeirão Cultural movimenta a noite na Colônia Vitória
Evento será nesta sexta, às 19h30, e faz parte da Festa da Cevada, em Guarapuava


Apresentações culturais marcam esta sexta no Centro Cultural Mathias Leh (Foto: Assessoria)


Da Redação

Guarapuava - A diversidade e as tradições suábias, principalmente, a culinária típica e o idioma, são a base da programação cultural desta sexta (06), na Festa da Cevada, que está acontecendo no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Gastronomia e a abertura do primeiro barril de chope também marcam o evento que acontecerá no Centro Cultural Mathias Leh, às 19h30, com diversos números de dança, canto, música e teatro, dos grupos da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. É o “Caldeirão Cultural”.

De acordo com a Agrária, o nome é ao mesmo tempo uma metáfora e uma literalidade: a ideia é “mergulhar” o público na vasta culinária suábia, trazendo consigo a origem de dezenas de palavras e expressões adquiridas ao longo dos últimos três séculos por influência de outras etnias, como a alemã, árabe, austríaca, brasileira, croata, francesa, húngara, sérvia, suíça, romena e tcheca, entre outras.

Uma bem-humorada peça de teatro, escrita pelo jornalista Klaus Pettinger, atuará como fio-condutor de todo o programa, que terá aproximadamente duas horas de duração. Enquanto os personagens principais – um casal de amigos, chamado Toni e Vroni – se aventuram na fictícia “Biblioteca Mundial dos Suábios”, a fim de coletar informações para o casamento típico de um grande amigo, eles acabam descobrindo fatos históricos curiosos e pouco conhecidos da trajetória secular de seus antepassados.

À medida que Toni e Vroni avançam em suas descobertas, os grupos culturais apresentam atrações relacionadas aos respectivos assuntos e etnias abordados. “A cozinha e o dialeto suábios sofreram as mais diversas influências, do Império Otomano à Áustria, da Hungria, Romênia e Iugoslávia até os gaúchos, já aqui no Brasil”, destacou a gerente sociocultural, Viviane Schüssler. “Nossa intenção é valorizar e honrar essa diversidade por meio de um divertido e criativo programa cultural”.

BLOCOS

O programa será dividido em três grandes blocos. O primeiro apresentará a influência sobre a culinária e língua suábias entre os séculos XVIII e XIX. O segundo destaca a troca cultural ocorrida na chamada antiga Pátria, no Sudeste europeu, e os anos de asilo na Áustria. Já o terceiro e último bloco retrata a importância da cultura brasileira na vida dos suábios de Entre Rios.

CALDEIRÃO CULTURAL

A literalidade do “Caldeirão Cultural” ficará para o final do programa, quando o público será convidado a provar diversas comidas tipicamente suábias, entre pratos salgados e doces. Imperdível!

 

 

COMENTÁRIOS