07/09/2017 14:01:00

CIVISMO
Mais de 10 mil assistem desfile cívico, em Guarapuava
Autoridades avaliam presença maciça da população


Parte do público que lotou a XV (Foto: RSN)


Da Redação

Guarapuava – Durante quatro horas e meia, sob um sol escaldante, mais de dez mil pessoas prestigiaram a parada cívica, nesta quinta (07), em Guarapuava. Oitenta e nove escolas, faculdades e entidades deram o melhor de si para o público que lotou a Rua XV de Novembro, do começo ao fim. Esta foi a maior adesão popular dos últimos anos em desfiles cívicos.

Para o tenente-coronel Ricardo Facó, comandante do 26º GAC, a quantidade de pessoas que prestigiou o evento foi impressionante, principalmente, pelo atual momento político do pais. “Vivemos um momento de instabilidade e o guarapuavano deu uma demonstração de civismo e da esperança que o nosso país ainda tem solução, que os problemas podem e serão superados. O povo acredita nisso e vamos continuar acreditando”, afirmou à RSN.

O comandante do 16º BPM, Erich Wagner Osternack, disse que num momento de crise política e econômica, o guarapuavano compareceu em massa para cultuar os seus valores cívicos e patrióticos. “O povo está cansado de tudo isso e quer mudanças. Por isso busca resgatar a honradez, o civismo, o patriotismo, a educação. Guarapuava deu um exemplo”, afirmou.

“É o clamor da sociedade de retomada do país para si. O brasileiro quer voltar a ser o dono da sua terra, valorizando a sua pátria, os seus símbolos, cantando hino nacional como aconteceu aqui hoje”. Segundo o major Sanches, comandante do Corpo de Bombeiros, independente da ideologia política a nossa cor é verde e amarela. “É a cor do nosso país e precisamos ter a consciência para eleger políticos que liderem a nação, que desejem um país melhor”.

Para a deputada Cristina Silvestri, ver a XV de Novembro lotada no momento do desfile foi emocionante, principalmente, por conta do momento de descrença que o brasileiro vive.

"Não é difícil ouvir o discurso de que o país não tem mais jeito ou falas do gênero. Mas não é bem assim. A presença em massa da população hoje mostrou que ainda existe esperança para que o Brasil entre novamente nos eixos e, o melhor: que o povo vai lutar por isso".

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), a resposta do guarapuavano foi uma mostra de cidadania, de democracia, de civismo e de patriotismo. “Foi uma homenagem ao país”.

A secretaria municipal de Educação e Cultura, Doraci Luy, disse que a presença maciça do público foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Secretaria durante o ano. “É o ápice de um ano de trabalho”. 

COMENTÁRIOS