09/09/2017 13:30:00

SEMANA FARROUPILHA
MTGá escolhe a Prenda e o Peão Farroupilha
Evento será neste sábado no Parque de Rodeio do CTG Fogo de Chão, em Guarapuava


Marilise Michelini e filhos: cultura tradicionalista (Foto: Divulgação)


Da Redação

Guarapuava - O vestido de prenda, a flor no cabelo, o lenço no pescoço, a bombacha, a guaiaca, a sela do animal, o churrasco, a pilcha, a cuia do bom chimarrão. Estes são alguns dos apetrechos que estão sendo preparados por tradicionalistas de Guarapuava para o começo das atividades da Semana Farroupilha, de 10 a 17 de setembro. Neste sábado (09), a 3a Região Tradicionalista promove o concurso que vai escolher a Prenda e o Peão Farroupilha. Será das 13h30 às 17h30, no Parque de Rodeio do CTG Fogo Chão, às margens da PR 170, em Guarapuava, numa realização do Departamento Cultural da 3ª Região Tradicionalista do Paraná.

De acordo com Marilise Michelini, que compõe a organização da Semana Farroupilha, podem participar tradicionalistas a partir dos 14 anos de idade. Os candidatos devem mostrar que sabem muito sobre a cultura gaúcha, por meio de prova escrita, de dança folclórica, dança de salão, artesanato, prova campeira e culinária. Esta será a primeira vez que o concurso será realizado em Guarapuava.

DIA DO GAÚCHO

O ponto alto das comemorações da Semana Farroupilha, principalmente, no Rio Grande do Sul, acontece no dia 20, Dia do Gaúcho. Trata-se de uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período este conhecido como o "Decênio Heróico", na Província de São Pedro, atual Estado do Rio Grande do Sul. A então província delcarou guerra contra o império por causa dos altos impostos cobrados pelo charque, e durou aproximadamente 10 anos. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

COMENTÁRIOS