09/11/2017 10:33:00

EVENTO
Irati realiza primeira Feira de Empreendedorismo e Inovação
Projetos empreendedores de crianças e jovens trouxeram inovação e criatividade em primeiro evento


(Foto: Assessoria)


Da Redação, com assessoria

Irati - A Câmara Temática Educação Empreendedora e Inovação e Tecnologia do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Irati promoveu a Primeira Feira Iratiense de Empreendedorismo e Inovação. O evento aconteceu no Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, durante a terça feira (07). Várias entidades e instituições participaram da feira expondo seus trabalhos.

Com o objetivo de promover a educação empreendedora mostrando o talento e a criatividade de crianças e adolescentes, o Comitê Gestor organizou a feira em parceria com o Sesi/Senai, Senac, Sala do Empreendedor, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Ifpr, Unicentro, Sebrae e Aciai.

“Irati possui a lei da micro e pequena empresa que se exige a existência de um comitê gestor, que se reúne todo o mês e tem a formação de câmaras temáticas.  E a Câmara Temática Educação Empreendedora e Inovação e Tecnologia se reuniu e decidiu promover essa ação, que vai alavancar o empreendedorismo e inovação tecnológica no município”, explicou Maristela Bida Borges de Oliveira, agente de desenvolvimento e uma das organizadores do evento.

Entre os projetos em exposição na feira havia robôs, venda de alimentos, aromatizantes, plantas, mostra de cursos, temperos e até carro elétrico. A professora Natália Ilatiuk, da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, desenvolveu com o primeiro ano o trabalho sobre ervas aromáticas em parceria com o Sebrae. “Nós trabalhamos com a parte cosmética das ervas. Fizemos sachês de cheiros, sabonetes em barra e líquidos e aromatizantes. O trabalho foi muito importante para desenvolver com as crianças o empreendedorismo no mercado de trabalho”. A professora espera que, futuramente, os jovens possam utilizar as características de jovem empreendedor.

PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA

De acordo com a organização, a Feira recebeu cerca de 1.200 visitantes. “Estamos muito felizes com o resultado de participação do público. É o primeiro evento que estamos organizando e, com certeza, no próximo, vamos trazer mais novidades. Nesta oportunidade, estamos conhecendo muitos trabalhos de jovens com muito potencial”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Luís Antonio (Ico) Andreassa.

O prefeito Jorge Derbli, que participou da abertura oficial da Feira no período da manhã, relatou a importância desta iniciativa para o município. “Estamos vendo muita novidade e modernidade neste primeiro encontro. É uma mostra da capacidade das nossas crianças e jovens no que diz respeito à inovação e criatividade”, destacou. Na oportunidade, Derbli assinou o projeto de lei de Inovação Municipal – que já foi encaminhado à Câmara de Vereadores, em que Irati é o primeiro adepto entre 50 municípios da região.

PREMIAÇÃO DO CONCURSO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

A Primeira Feira Iratiense de Empreendedorismo e Inovação foi encerrada com a premiação do Concurso Inovação e Empreendedorismo. Aproximadamente, 30 projetos foram inscritos por instituições de ensino médio, técnico e superior de Irati. Na categoria Ensino Médio, o projeto S.O.S Code do Colégio Sesi foi o vencedor. Já, em Ensino Superior, o prêmio ficou para a Unicentro pelo projeto Carona Acadêmica. E, na categoria técnico, o projeto Desafio Nursing do Senac foi o escolhido.

COMENTÁRIOS