10/05/2017 10:25:00

ETNIA
A cultura indígena é mostrada na Unicentro
Etnia guarani, seus costumes e suas crenças, estará em exposição até 31 de maio


(Foto: Divulgação)


Da Redação

Guarapuava - Um mergulho na cultura original de Guarapuava e que há muito tempo é subjugada. Esta é a proposta da IV Mostra de Cultura e Arte Guarani que está sendo mostrada no Hall de entrada da Universidade Estadual Centro-Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz, em Guarapuava. A exposição fica até dia 31 de maio.

São artigos típicos como taquaras, cestarias e outras peças artesanais que enfeitam o caminho que induz o público a conhecer um pouco mais da cultura indígena por intermédio de vídeos e oficinas.

Formada por peças produzidas por membros de aldeias integrantes da Rede Solidária Popyguá, a Mostra tem o apoio da Associação Outro Olhar, além de voluntários brasileiros e europeus.

De acordo com a chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Elizabete Aparecida Ribas Lustoza, o objetivo é mostrar para a comunidade acadêmica e em geral o modo de vida e os costumes adotados entre os povos indígenas no modo de organização, comportamentos e crenças. A natureza, cachoeiras, matas, misticismo, religiosidade e a cultura da dança demonstram essa riqueza cultural”.

A novidade é que o visitante é acompanhado por duas acadêmicas, que passam todas as informações a partir da conversa com indígenas e com voluntários. A entrada é franca e todos podem participar das atividades. 

COMENTÁRIOS