10/07/2017 13:31:00
E a cachoeirinha do 2000 'respira' aliviada. Mas tem gente ainda jogando lixo



Quase dez dias depois do flagrante de esgoto sendo despejado nos fundos do Residencial 2000, devido à irresponsabilidade de algumas pessoas não identificadas, a cachoeirinha existente ali está 'respirando' mais aliviada.

Na última sexta feira (07), uma equipe da Sanepar esteve no local para verificar como estava a situação (como mostra o vídeo abaixo), depois que os aventureiros do Guarapuava Adventure registraram o que estava acontecendo no local e depois também da empresa de saneamento ter comprovado o problema, como eu mostrei para você, leitor, AQUI.

 

 

Conforme foi constatado, a culpa da situação (insisto em repetir e a Sanepar confirmou) é de gente que insiste em jogar lixo onde não deve, onde não pode, onde é proibido, onde é errado, onde o bom senso não permite. Essas pessoas jogam lixo dentro do Poço de Visita (PV), causando assim a obstrução da rede, fazendo ou com que o PV transborde ou com que a rede tenha rompimento ou fissuras. A foto lá em cima mostra o lixo retirado de dentro do poço (peças de roupa e calçados?). A foto aí de baixo mostra um PV limpo, com o esgoto correndo normalmente.

 

 

Novamente fica o alerta, principalmente para quem mora perto desse local para que fique de olho no que está acontecendo na sua vizinhança. "Essas coisas não acontecem porque a empresa permite e não há como prever (apesar de as nossas equipes já saberem de locais como esse aí, que são críticos)", diz a Assessoria da Sanepar. "Problemas assim acontecem pela ação de algumas pessoas e é o comportamento que precisa mudar. Precisamos muito da colaboração das pessoas em não fazer esse tipo de ação e, principalmente, em comunicar a Sanepar ao verificar ocorrências como essas. Ao ter conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou problema, nossas equipes sempre tomam uma providência".

Ei, não é difícil não fazer o básico. E vai ter puxão de orelha, sim. Sabe aquela listinha de organização que a gente sempre vê colada por aí em escritórios e empresas e lugares onde duas ou mais pessoas trabalham e convivem? Pois essa lista vale para toda a comunidade. Abriu? Feche. Sujou? Limpe. Acendeu? Apague. Quebrou? Conserte. Desarrumou? Arrume. E por aí vai...

Regras de convivência valem para uma cidade inteira.

E atenção você que mora na Rua dos Médicos. Na mesma sexta feira em que o técnico ambiental da Sanepar esteve no Residencial 2000, junto com a Assessoria da empresa, foi constatado dois PVs que estão dando problema direto de extravazamento, por causa do lançamento de lixo. "O pessoal abre as tampas dos PVs e joga lixo dentro", foi o que disse a Sanepar.

Sinceramente, não consigo entender. Mas o recado foi dado. De novo (só me pergunto até quando). Volto para dar boas notícias ou para falar do mesmo problema?

 

COMENTÁRIOS



Sobre o Autor

Jonas Laskouski é repórter da RedeSul de Notícias e tem uma visão muito particular sobre o mundo que o rodeia. Neste espaço, o guarapuavano pretende compartilhar sua visão desse mundo cada vez mais imprevisível e que nos surpreende, de maneira positiva e negativa, todos os dias.