11/09/2017 20:00:00

DEMANDA ANTIGA
Cristina Silvestri pede urgência na transferência da Cadeia Pública do Centro de Guarapuava
Parlamentar encaminhou requerimento à Secretaria da Segurança Pública solicitando nova Casa de Custódia


Cristina em reunião com o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita (Foto: Ascom)


Da Redação, com assessoria

Guarapuava - A deputada estadual Cristina Silvestri pediu uma solução definitiva para a superlotação e fugas constantes na Cadeia Pública de Guarapuava. Ela oficiou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, em requerimento enviado através da Assembleia Legislativa, solicitando a construção de uma nova Casa de Custódia.

A parlamentar fez uma séria advertência para os problemas crônicos enfrentados na Cadeia Pública. “É uma situação de tragédia pré-anunciada”, afirmou Cristina Silvestri, citando a fuga ocorrida na manhã do último dia 03. Havia 16 pessoas numa só cela e só não foi pior porque os agentes conseguiram evitar que mais presos fugissem.

Cristina Silvestri disse que uma nova Casa de Custódia, em local mais distante da cidade, vai resolver grande parte dos problemas. Entre eles, retirar a Cadeia atual do Centro de Guarapuava – está numa área residencial, perto de escola e de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – e oferecer condições mais adequadas para a ressocialização dos detentos.

“A capacidade (da Cadeia atual) seria para 160 presos e já chegou a 400, alguns já condenados pela Justiça e que deveriam estar cumprindo a pena em presídio”, observou a deputada. 

A transferência da Cadeia para um novo local, segundo Cristina Silvestri, também irá propiciar melhores condições de trabalho aos agentes prisionais. “É uma obra de extrema necessidade, por isso estamos pedindo urgência à Secretaria da Segurança Pública”, explicou.

COMENTÁRIOS