11/10/2017 09:04:00

OUTUBRO ROSA
Campanha '#AtitudeRosa' é lançada na Unicentro
Doações de lenços, chapéus e outros acessórios para cabelo podem ser feitas no campus Santa Cruz até o dia 30 de outubro


(Foto: Assessoria)


Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – Para dar início as ações do Outubro Rosa, mês marcado por atividades que buscam reforçar a importância do exame preventivo no combate ao câncer de mama, levando conscientização sobre o assunto para toda a sociedade, várias ações estão sendo organizadas para lembrar a comunidade universitária e em geral sobre a relevância do tema. No campus Santa Cruz, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) não é diferente,

Uma das ações teve início nessa terça feira (10) e segue até o dia 30 de outubro. Intitulada '#AtitudeRosa', a campanha organizada pela Direção do campus Santa Cruz, busca arrecadar lenços, chapéus, perucas, e outros acessórios que irão acarinhar as mulheres que enfrentam o tratamento do câncer. Todas as doações, que podem ser feitas das 8h às 22h, serão destinadas ao setor de Oncologia do Hospital São Vicente.

Para receber as doações foi montado um estúdio ao lado da Direção de Campus. Quem doar pode também aproveitar e tirar uma foto para postar nas redes sociais e ajudar a fortalecer a campanha. E, logo no primeiro dia, a funcionária da Unicentro Viviane Sartori, separou os lenços esquecidos no armário e depositou na caixa de arrecadações. “É muito bom saber que estou contribuindo para melhorar a autoestima e o bem-estar das mulheres que lutam contra o câncer, pois penso que um dos momentos mais delicados do tratamento, principalmente para as mulheres, é quando ocorre a queda dos cabelos”, comentou Viviane.

O diretor-geral do campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas pontua que a iniciativa é uma forma de incentivar a prevenção na comunidade universitária. “O maior patrimônio de uma universidade são as pessoas. Por isso precisamos trabalhar sempre em busca do bem-estar, da qualidade de vida e, principalmente, na sensibilização e preocupação com a saúde. É muito importante que estejamos unidos, e gostaríamos de contar com o apoio de toda a comunidade nessa campanha do outubro rosa”, salientou o diretor.

Além da campanha de arrecadação, também fazem parte das atividades a Caminhada Rosa que será realizada no dia 19 de outubro com saída da Praça em frente ao campus Santa Cruz. A caminhada conta com várias atividades e com a participação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Clínica Sectra. Já no dia 30, o campus recebe uma palestra para falar sobre os tipos de câncer que atingem as mulheres.

Ainda nesse sentido, ao longo desse mês, também está sendo feita uma campanha no Facebook com relatos de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e que possuem vínculo com a Unicentro. Os relatos são uma tentativa de sensibilizar as mulheres para que realizem o autoexame, e uma forma de apoiar àquelas que passam pelo tratamento. Até o final do mês serão postadas cinco histórias de “Mulheres Inspiradoras” que fizeram e ainda fazem parte da história da universidade. 

COMENTÁRIOS