11/10/2017 17:58:00

OUTUBRO ROSA
Quanto vale um sonho? A Faculdade Guairacá fez essa descoberta
Projeto realizado pela Clínica Guairacá realizou sonhos de várias mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama


Maria Lima recebendo sua orquídea (Foto: Bárbara Franco/RSN)


 Bárbara Franco 

Guarapuava - Ganhar um orquídea, aprender a fazer almofadas, ganhar um sofá vermelho, ter um dia de princesa ou tomar um simples sorvete com os sobrinhos. Estes são alguns dos sonhos de mulheres que lutam há anos contra o câncer de mama e são atendidas pela Acpac de Guarapuava.

Saber dos sonhos dessas mulheres não foi o suficiente para a equipe das Clínicas Integradas da Faculdade Guairacá. Isso porque durante em um questionário realizado, uma das perguntas era: "Qual seu sonho?" De acordo com a coordenadora do projeto, que tem como nome “Sonhos podem ser realizados juntos”, Bianca Raquel Garcia Pereira, ao começar a ler os sonhos destas mulheres a equipe começou a observar que todos os sonhos tinham condições de ser realizados.

     Dona Rosane ganhou seu sofá vermelho

Foi assim que cada sonho começou a ser realizado pela professora Bianca e sua equipe, em parceria com a Acpac. Uma das mulheres que teve seu desejo realizado foi dona Maria Lima, de 49 anos, que pediu uma orquídea e recebeu na tarde dessa terça feira (10), das professoras da Guairacá. “Estou muuuito feliz. Eu tinha ganho uma, mas era de plástico e agora tenho uma 'vivinh'. Nem acredito, em meio a tantos problemas e sofrimentos, uma felicidade”.

     Dona Naile ganhou uma festa de aniversário para sua filha de 14 anos

Dona Maria está na batalha há alguns anos já. Ela lutou contra o câncer de mama há cinco anos e há um ano está lutando contra um câncer na coluna. “Foi depois que tive câncer que aprendi a viver. Comecei a me arrumar mais, sair mais e reclamar menos. Passei a valorizar cada detalhe da minha vida”.

Dona Antônia também realizou seu sonho e ganhou suas almofadas. “Eu contei que queria aprender a fazer almofadas, queria várias e coloridas, e ganhei. Estou muito feliz”. Dona Antônia foi mais rápida e aprendeu a fazer as almofadas antes de seu sonho ser realizado, porém mesmo assim ela ganhou seu presente.

                     Dona Antônia e suas novas almofadas coloridas 

De poucas palavras, dona Antônia expressa no sorriso a alegria em receber suas almofadas e ter seu desejo realizado. Ela chegou na Acpac para receber o presente de malas prontas para viajar. Antônia garante que o segredo da superação está em não pensar na doença e sim curtir a vida como se não se estivesse doente. “Ah! eu amo viajar, não paro em casa e quando não viajo eu não fico em casa. saio por aí passear. Por exemplo, hoje vou sair daqui direto para rodoviária pegar o ônibus com destino a Pitanga. Vou ajudar minha comadre a fazer uma mesada de anjo para o Dia das Crianças”.

     Seu Aroldo queria comer uma pizza com a esposa e ganhou um rodízio

Outros sonhos ainda estão sendo realizados pela equipe da Guairacá e Acpac. Nos últimos dias teve também rodízio de pizza e na próxima semana há quem receba um dia especial.

     Dona Vera realizou o sonho de tomar sorvete com seus sobrinhos

COMENTÁRIOS