12/09/2017 12:28:00

EM CARAMBEÍ
O pecado da gula sem remorso está a 177 km de Guarapuava
Frederic'as oferece 60 opções de tortas holandesas, doces e salgadas


Pratos de dar água na boca (Fotos: Divulgação)


Cristina Esteche

Carambeí - O local é aconchegante e ali o pecado da gula pode ser cometido sem qualquer culpa. Afinal são 60 opções de tortas, doces e salgadas, com o dom e a tradição das melhores receitas caseiras holandesas, passadas de geração em geração.

E o Frederica´s Koffiehuis está bem pertinho. Ali em Carambeí, a 177 quilômetros de Guarapuava, na região dos Campos Gerais. O café está completando dez anos, em novo endereço, de uma história que começou com o casal Frederica e Bart Dykstra. Convidados para vender tortas no parque histórico de Carambeí, a aceitação do público foi tanta que, após a morte de Bart, Frederica e os filhos Elizabeth, Christian e Patrick ampliaram o negócio.

Entrar no novo ambiente é se deparar com um local rústico, com clima de casa. É poder sentar no ambiente externo, ou em mesas colocadas nos fundos, entre flores e uma boa conversa. A música ao vivo, com o melhor da Música Popular Brasileira preenche o ambiente. Mas o bom mesmo é se render às deliciosas tortas holandesas, muitas das quais, com receitas da vovó de Frederika. “Quando fui convidada para vender as tortas fui buscar as receitas mais tradicionais da minha família, aquelas que minha avó e minha mãe faziam”.

A preservação das receitas tradicionais não impediu, porém, que a doceira desse o seu toque de brasilidade e deixasse a criatividade dá uma pitada especial aos doces e receitas salgadas. O resultado não poderia ser melhor. A Frederica´s é hoje o maior café do Brasil, recebendo cerca de 10 mil pessoas por mês.

SERVIÇO

O Fredrica´s fez parte do Press Trip organizado pela Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, presidida pela vice-prefeita Elizabeth Schmidt.

Onde fica? Avenida dos Pioneiros, 1010, no Centro de Carambeí. Atendimento de quarta a domingo, das 14h às 20h. O telefonee é o (42) 3231-4401.

COMENTÁRIOS