13/03/2017 16:21:00

SANEPAR
Agepar propôs revisão de 25,63% na tarifa da água
Repasse, porém, será diluído ao longo de oito anos, diz Silvestri


Cezar Silvestri (Foto: Divulgação)


Da Redação, com CBN

Guarapuava - Após a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná para tratar da revisão tarifária da água, o presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Cezar Silvestri, disse que realizará novo evento no próximo dia 24 para debater a proposta.

Segundo o guarapuavano, o novo índice entrará em vigor a partir de abril ou maio deste ano, numa média de 5,7%. Esse percentual é parte do índice de revisão tarifária periódica de 25,63% da Agepar contra os 33% propostos pela Sanepar. Esse percentual (25,63%), segundo Silvestri, será diluído em oito anos, a partir de 2017 e essa é a primeira revisão tarifária da Sanepar desde que a regulação passou a ser feita pela agência.

“Estamos fazendo a primeira revisão tarifária, que é um dispositivo legal. O Paraná é um dos últimos Estados a fazer. Foi feita uma análise e esse aumento da tarifa, em função dessa revisão tarifária, seria na ordem de 25,63%, contra 33% proposto pela Sanepar. Como achamos que é um reajuste elevado, estamos diferindo esses 25,63% para que seja diluído ao longo dos próximos oito anos”.

Cezar Silvestri observou que para os consumidores de baixo poder aquisitivo, o reajuste será inferior à inflação. “44% dos consumidores de baixa renda terão aumento menor do que a inflação. E aqueles que consomem até cinco metros cúbicos terão uma redução de 5%, ou seja, um ajuste negativo”.

 

COMENTÁRIOS