13/09/2017 17:05:00

SEGURANÇA
Índice de roubos em Guarapuava cai 23,5 % no primeiro semestre
Estatística foi realizada pela Polícia Militar a pedido da RSN


Tenente Beatriz Manfroi (Foto: RSN/arquivo)


Da Redação

Guarapuava – O índice de roubos em Guarapuava caiu no primeiro semestre deste ano em relação ao seis primeiros meses de 2016. A estatística é da Polícia Militar, realizada a pedido da RSN. Em 2016, de janeiro a agosto, 589 ocorrências de roubo foram atendidas por policiais militares. Neste ano, esse número caiu para 452. Quando o delito é furto registra-se um aumento em 2017. São 955 ocorrências contra 826 em 2016.

De acordo com a tenente Beatriz Manfroi, com relação aos furtos, apesar do aumento no número total de ocorrências, nota-se que os índices vem diminuindo.” A partir do mês de junho deste ano, houve aumento no efetivo e no número de viaturas, principalmente nos locais e horários com maiores índices de criminalidade, onde pessoas e veículos suspeitos estão sendo abordados constantemente, evitando a ação de criminosos”. 
Para manter a segurança em Guarapuava, a PM possui escalas diferenciadas, com duas viaturas a mais nos horários de mais incidência de crimes, geralmente, após às 20 horas. Porém, segundo a tenente Manfroi, os delitos cometidos são sazonais. Nos finais de semana registram-se mais ocorrências no Centro da cidade. Nos demais dias, os bairros são os alvos dos ladrões. Já no início de cada ano, a incidência maior é de furtos, gerada, principalmente, por viagens de férias. Em tempo de baixas temperaturas, pela desatenção das pessoas que andam mais "encolhidas" pelo frio nas ruas, os aparelhos celulares roubados passam a liderar as estatísticas, seguido por embriaguez e perturbação do sossego.
 

COMENTÁRIOS