13/11/2017 14:15:00

HIDROPONIA
Projeto de estudantes de Candói é reconhecido nacionalmente
Alunos do Colégio Anastácia foram selecionados para o Febrace, em São Paulo


Momento da premiação no Ficiências 2017, em Foz do Iguaçu (Foto: Jean Pavão)


Da Redação

Candói – Um projeto de alunos do Colégio Estadual do Campo Anastácia Kruk, de Candói, foi selecionado para ser apresentado na tradicional Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. A escolha do projeto ocorreu durante a última semana, quando os alunos participaram da Ficiências 2017, realizado em Foz do Iguaçu.

PROJETO

Com o projeto “Hidroponia orgânica e sustentável”, os alunos Daniela Lopes Kich, Thiago Turok e Tiago Zubreski, demonstraram como é fácil e barato ter acesso em casa a verduras fresquinhas. De acordo com o professor Antônio Carlos Ternouski, orientador do projeto, o protótipo visa o reaproveitamento de água no cultivo de hortaliça, no caso o alface; a utilização da energia sustentável e renovável; e o uso de minerais na água, sem agrotóxico. “O consumo de orgânicos cada dia tem mais adeptos em todo o mundo. Muitos preferem ou gostariam de cultivar suas próprias hortaliças. Porém, a falta de espaço ou áreas em solo impede esse procedimento. Isso nos levou ao desenvolvimento de um sistema hidropônico, que utiliza energia do sol para fazer a circulação da água. As plantas recebem diretamente os nutrientes pela água, não sofrendo stress hídrico ou de nutrição. O único requisito para a instalação do projeto é a luz solar”, explicou o professor.

De acordo com Antônio Carlos, a elaboração do protótipo levado a Foz do Iguaçu iniciou em maio deste ano. “Foi em maio que elaboramos os requisitos das necessidades e partimos para a elaboração de um modelo para sanar a estas necessidades”, explicou. "Nosso projeto é inovador e prático, já que pode ser feito em casas, condomínios ou comércios. O custo para produzir o protótipo que permite o cultivo de 33 pés de alface foi em torno de R$ 250,00", enfatizou.

Em Foz do Iguaçu, os estudantes foram premiados entre os melhores projetos apresentados e receberam o credenciamento para participar da tradicional Febrace, que será realizada em São Paulo entre os dias 12 e 16 de março de 2018.

A FEBRACE

A Feira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional que estimula os jovens cientistas a exporem suas ideias e pesquisas em uma grande mostra de projetos.

APOIADORES

Os alunos do Colégio Anastácia e o orientador do projeto destacam a importância dos apoios que receberam para a sua elaboração e deixam agradecimentos à direção do Colégio, à Cresol Candói, aos vereadores Celso Turok, Nilson, Grosso, Mauri Belé, Valter, JK, Sergio Vargas, Valdir Costa (presidente), em especial ao vereador Zezinho Mis, aos professores Gilson Santos, Wanderlei Souza Junior, Adilson Kruk da Costa e ao prefeito municipal Gelson Costa. 

COMENTÁRIOS