14/08/2017 12:29:00

CORPO E PALCO
Artistas do Grupo Fuzuê, de Fortaleza, promovem oficina e teatro
Eventos acontecem nesta segunda e terça, 14 e 15 de agosto


Os bailarinos usam o corpo para expressar o modelo das palafitas (Foto: Allan Taissuke)


Jonas Laskouski, com assessoria (Matéria atualizada em 15/08, às 13h36)

Guarapuava - Quem curte teatro, dança e técnicas circenses tem compromisso para esta terça (15), em Guarapuava. Quem está na cidade é o Grupo Fuzuê, diretamente de Fortaleza, Ceará. Os artistas apresentam no Sesc Guarapuava, o espetáculo 'Palafitas'. Composto por dois artistas de circo, que dialogam no palco com as técnicas circenses de mão a mão e AcroDuo, os acrobatas trabalham o equilíbrio por meio do contato entre os corpos, explorando as possibilidades de ocupação do espaço em que circulam e a construção de novas formas dentro dele. 

É uma proposição de equilíbrio entre dois corpos, ora sobre mãos e pés, ora reconstruindo formas de estar no outro. A sustentação do corpo sobreposto se dá pela busca de eixos estáveis, remetendo a imagem dos casebres lacustres que conhecemos por palafitas que se erguem em lagos e regiões pantanosas como estratégia de se habitar um espaço. O conceito de morada aqui cria a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana.

Antes do espetáculo, porém, nesta segunda (14), os acrobatas e atores Edmar Cândido e Eric Vinícius ministram uma oficina que tem como objetivo, compartilhar a pesquisa técnica e artística desenvolvida pelo Grupo Fuzuê na construção dos trabalhos 'Palafita' e 'Desistência Poética'.

A partir da técnica da acrobacia combinada e do contato improvisação serão propostos jogos e procedimentos para a investigação corporal, explorando o peso do outro como estudo de composição imagética. Além da vivência corporal, o Grupo Fuzuê propõe uma roda de conversa sobre a investigação dramatúrgica do coletivo, momento em que podemos abordar não só os aspectos físicos da criação de um trabalho artístico, mas também compartilhar outros vetores que surgem da relação do artista com o mundo.

Infelizmente não há mais vagas para a oficina, que acontece no Sesc. Então, fica o convite para o espetáculo. 'Palafitas' é apresentado pelo projeto Palco Giratório, tem classificação indicativa de 12 anos e começa às 20h no Sesc Guarapuava.

Não precisa de convite. É só chegar um pouquinho mais cedo para garantir um bom lugar, ;)  Bom espetáculo!

COMENTÁRIOS