16/03/2017 10:25:00

SAÚDE DA MULHER
Preventivo de colo de útero está disponível em todas as unidades de saúde de Irati
Exame permite detecção precoce do câncer. Nos últimos anos, quase 30 mulheres morreram no município


Agendamento e coleta podem ser feitos no período da noite também (Foto: Assessoria)


Da Redação, com assessoria 

Irati - A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando, gratuitamente, o exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) para toda a população feminina iratiense. Tanto os agendamentos quanto os exames podem ser feitos em todas as unidades de saúde do município. O objetivo é aumentar a procura pelo exame para a prevenção do câncer.

De acordo com o Centro de Oncologia do Paraná, o câncer de colo de útero é o segundo mais comum nas mulheres, somente atrás do de mama. Entre 2011 e 2016, 28 mulheres residentes em Irati faleceram em função desta doença, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

PREVENTIVO NECESSÁRIO

A enfermeira responsável da Sala da Mulher na Secretaria de Saúde, Sueli Burnato, comenta que o teste é rápido e indolor. “Em todas as unidades de saúde, são enfermeiras mulheres que fazem o teste. Nós lembramos que a coleta deve ser feita anualmente para todas que já iniciaram a vida sexual”, salienta Sueli. O público alvo vai até os 65 anos. Além de detectar o câncer, o preventivo serve também para a verificação de lesões internas e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Se diagnosticado precocemente, ou seja, em fase inicial, as chances de cura são de 100%. “Por isso, é necessário fazer este acompanhamento. No caso de algum sintoma anormal, deve nos procurar paras as orientações e medidas necessárias”, diz a enfermeira.

MARQUE SEU EXAME

Há duas formas de marcar o preventivo. O agendamento pode ser realizado pessoalmente na Secretaria de Saúde, nas unidades de saúde dos bairros e do interior ou pelo telefone 3907-3143 – contato em que também podem ser obtidas mais informações sobre o exame. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30. Uma facilidade na Secretaria de Saúde é agendar e fazer o preventivo no período da noite, até às 22h.

ORIENTAÇÕES

Para fazer o agendamento é necessário estar com a carteirinha do preventivo e com o cartão SUS, CPF ou RG. No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada, não usar cremes e duchas vaginais e não ter relação sexual um dia antes.

EXAMES NO INTERIOR

RIO DO COURO – 21 de março, o dia todo 

GUAMIRIM – 23 de março, às 8h30

PINHO DE BAIXO – 28 de março, o dia todo 

PALMITAL – 30 de março, às 8h30 

ITAPARÁ – 4 de abril, o dia todo

COMENTÁRIOS