16/04/2015 14:29:00

Da América a Europa: Uma super quarta de futebol


Crédito foto: Diego Haliaz/Prensa River e Miguel Ruiz/FCB


A quarta feira (15) foi recheada de muito futebol nos campos europeus e sul americanos. A começar com os jogos das quartas de final da Uefa Champions League, o maior e mais famoso campeonato de clubes do mundo.

Durante a tarde de ontem (15) duas partidas deixaram os torcedores com os olhos vidrados na televisão. Os confrontos entre Porto e Bayern  e PSG contra Barcelona mexeram com o animo dos torcedores e apreciadores do bom futebol, já que as equipes têm seus elencos recheados de craques.

Em Portugal, apesar de estar jogando fora de casa, o Bayern era o favorito, já que tem em seu time boa parte dos jogadores que foram a base da seleção alemã campeã do mundo, reforçado com outros craques como Robben, Ribéry, Lewandowski, Xabi Alonso entre outros. Contudo, os donos da casa tiveram um bom volume de jogo e contaram com falhas incomuns da defesa do Bayern para surpreender e se colocar em vantagem no confronto.

O nome do jogo foi outra surpresa, Ricardo Quaresma, o experiente atacante português que havia marcado seu ultimo gol na Champions em outubro de 2014 deixou sua marca duas vezes na vitória por 3 a 1. Martinez, que era dúvida até o inicio da partida, foi outra grata surpresa e marcou o terceiro gol.

3 a 1 também foi o placar do outro jogo da rodada entre PSG e Barcelona. Antes da partida muitos acreditavam em um jogo bastante equilibrado, onde o empate seria o resultado mais provável, já que ambos os clubes contam com elencos milionários e bastante competitivos.

Ao rolar a bola, contudo, não foi isso que se viu. Verdade seja dita que no inicio da partida realmente pareceu que o jogo seria muito mais igual, com a defesa e as duas linhas de quatro do clube francês funcionando e dificultando a vida do Barcelona. Contudo, os espanhóis acharam uma pequena brecha no lado direito da defesa e foi por ela que Neymar apareceu livre pra marcar o primeiro.

 A partir daí a situação do PSG só se complicou ainda mais, Thiago Silva deixou o campo machucado e deu lugar a David Luiz, que também entrou no sacrifício e que juntamente com o uruguaio Luis Suarez seria um dos personagens da partida.  Claramente sem ritmo de jogo e atabalhoado, David foi alvo fácil de Suaréz que desmoralizou o brasileiro aplicando canetas e  dribles e marcando  os outros dois gols do Barcelona. Van Der Wiel ainda descontou para o PSG e diminuiu um pouco o fiasco.

Mas não acabou por ai, durante a noite foi a vez  do futebol sul americano ser destaque com jogos emocionantes que já são característica do futebol praticado por aqui. A primeira grande emoção da noite veio da Argentina e do Peru, com a decisão do grupo 6 da Libertadores.

Já classificado para as oitavas, o Tigres do México foi com o time reserva enfrentar o Juan Aurich, o segundo do grupo, no Peru. A decisão dos mexicanos foi duramente criticada e polemizada pelos argentinos do River, bicampeão da América, e que necessitava de um placar positivo dos mexicanos além de uma vitória em casa diante do San José- BOL, para não dar vexame e conseguir a classificação.

As coisas não começaram bem para os Millonarios que viram o Juan Aurich abrir uma vantagem de 3 a 2 contra os mexicanos. Em campo o River também não vinha fazendo um bom papel e só foi conseguir furar o bloqueio boliviano aos 42 minutos do primeiro tempo com um chutaço de Rodrigo Mora.  No segundo tempo a porteira abriu e os argentinos marcaram outras duas vezes, porém, ainda necessitavam de um tropeço do Juan Aurich.

Para delírio da hinchada millonaria, os mexicanos conseguiram uma virada espetacular, marcando três gols rapidamente, deixando o placar em 5 a 3 e vencendo a desconfiança. O Juan Aurich ainda diminuiu no final e trouxe uma dose de preocupação a torcida do River, mas que não foi o suficiente para tirar a classificação improvável do atual campeão da Copa Sul-Americana.

Em outro jogo da Libertadores, a emoção e a dramaticidade ficaram por conta do São Paulo. A equipe paulista foi até Montevidéu enfrentar o Danúbio em busca de encaminhar a classificação em um grupo bastante complicado, que conta ainda com o Corinthians como líder e o San Lorenzo como terceiro colocado na cola são-paulina.

Mesmo jogando com o time mais fraco da chave e que ainda não havia pontuado na competição, o São Paulo encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo e pouco chegou ao gol de Torgnascioli. No segundo tempo a situação ainda piorou quando logo aos dois minutos Sosa chutou desprenteciosamente e contou com o erro de Ceni para abrir o placar.

Não restava ao São Paulo mais nada além de se jogar completamente ao ataque. Pouco tempo depois Alexandre Pato empatou a partida, mas não diminuiu a angustia do torcedor e do time que precisava da vitória. O jogo se encaminhava para o final e chegou aos acréscimos e assim como na rodada anterior diante do San Lorenzo, o São Paulo necessitava desesperadamente de um gol.

Naquele jogo o gol da vitória saiu aos 44 minutos com Michel Bastos, mas será que o raio cairia novamente no mesmo lugar? Caiu, novamente Michel Bastos foi o responsável pela jogada que culminou com o gol são –paulino marcado aos 46 minutos do segundo tempo com Centúrion. Novamente uma vitória épica , que deixa o tricolor próximo da vaga.

Se a rodada de ontem já foi sensacional, a expectativa para as próximas é de ainda mais emoções. Na próxima semana teremos a volta dos jogos das oitavas da Champions e a decisão das últimas vagas para o mata-mata da Libertadores, com muitos brasileiros na briga.

A projeção ainda indica grandes possibilidades de super-clássicos  nas próximas fases tanto do torneio europeu quanto na Libertadores. Real Madrid x Barcelona, Boca x River e duelo entre brasileiros nas oitavas da Libertadores são duelos plausíveis para as próximas semanas.

E ai está preparado para mais quartas de futebol?

COMENTÁRIOS







Fique por dentro das novidades

RedeSul de Notícias - Todos os Direitos Reservados
Permitida a reprodução de reportagens, desde que citada a fonte.

SERVIÇOS

Anuncie Expediente Telefones úteis Sugestões de Pauta Fale Conosco

EDITORIAS

AgroComunidadeCulturaEconomiaEducaçãoEsporte/LazerGeralObituárioPolíticaSaúdeSegurança/Justiça