17/03/2017 15:53:00

ESTRADA RUIM
Acesso ao Salto São Francisco está há anos sem manutenção, dizem usuários
Buracos provocam reclamações de moradores e visitantes


Observação feita por um turista (Foto: Facebook)


Da Redação

Guarapuava - Considerada a maior cachoeira da Região Sul e a quinta maior do Brasil com 196 metros de queda d´água, o Salto São Francisco, a 46 quilômetros de Guarapuava, a partir da BR-277, atrai visitantes de várias partes do país. Localizado no Parque Municipal que leva o mesmo nome, a beleza do salto e da natureza que o envolve é indescritível e faz parte da área de preservação ambiental da Serra da Boa Esperança. Para chegar até o local são seis quilômetros de estradas de chão, num percurso rico em pequenas propriedades rurais e igrejas. Mas nos últimos anos, não é a beleza do local que está chamando a atenção. A falta de manutenção da estrada que dá acesso ao São Francisco vem sendo motivos de reclamações de visitantes e usuários da estrada que fica no interior de Guarapuava.

Além da má conservação da parte de terra que, segundo moradores, há anos não passa máquina para fazer a manutenção, os buracos provocados pela chuva e as pedras que surgem com a enxurrada, são perigo iminente e contrastam demais com a beleza do lugar, desestimulando os visitantes a voltarem. “Muitos chegam lá tão desapontados, que mal conseguem admirar a beleza do lugar - muitos deles vindos de outros Estados e de outros países”, diz um dos moradores da região, em e-mail enviado à RedeSul de Notícias. O portal também recebeu ligações telefônicas com a mesma reclamação.

O mato ao redor da estrada também oferece perigo, pois a estrada é cheia de curvas, e como o vai-e-vem dos carros é grande há o risco de "encontros indesejados".

Na parte do asfalto, a situação também preocupa usuários da estrada. Apesar de ser um pouco melhor que a parte de terra, nessa época em que os caminhões transitam mais, levando madeira e a produção agrícola, surge, cada dia, um buraco novo. “A nossa caminhonete está toda semana na oficina para revisão de suspensão, entre outros danos”, observa um morador.

Também é possível ver a reclamação de turistas num quadro negro existente na lanchonete que existe no local para que os visitantes deixem recados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o maquinário da Prefeitura está fazendo a recuperação de estradas na localidade de Morro Grande. A previsão é que o acesso ao Salto São Francisco seja executado na semana que vem.

COMENTÁRIOS