19/04/2017 15:50:00

PERIGO!
Autoridades alertam para o perigo do jogo 'Baleia Azul'
Em Guarapuava, caso divulgado pelo WhatsApp é boato


Braços mutilados com a baleia e depois, a ordem é se suicidar (Foto: Internet)


Da Redação

Guarapuava - Um vídeo gravado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca e que está sendo postado em redes sociais, chama a atenção para um dos últimos jogos nocivos que navega na web, nos últimos dias. O 'Baleia Azul', oriundo da Rússia, já fez vítimas no Brasil e está chegando cada vez mais perto de nós.

Somente na madrugada dessa terça (18), oito adolescentes curitibanos tentaram o suicídio. Em vídeo publicado em seu perfil no Facebook, ainda na terça, Greca, após reunião com secretários e assessores de Saúde e Educação do município fez um apelo para que a comunidade ajude a cidade a reagir. “Eu nunca pensei que faria essa reunião por um motivo tão estranho a todos os propósitos de bem que desejamos a todos”, começa o vídeo.

Em Guarapuava, após comentários em grupos de WhatsApp e repassados à RSN, nesta quarta (19), de que a Clínica de Psicologia da Faculdade Guairacá estaria atendendo uma adolescente, adepta do jogo, o boato foi desmentido.

Em Curitiba, nesta quarta, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) está investigando se os possíveis suicidas eram adeptos do jogo. Eles contam com o apoio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).

O JOGO

O 'Baleia Azul' é uma espécie de gincana que começou na Rússia, após notícia falsa divulgada por uma agência. A Fake News, porém, se transformou em jogo mortal e adolescentes já tiraram a própria vida, que é a última de 50 provas do desafio.

As tarefas devem ser cumpridas diariamente, e são enviadas em forma de mensagens pelo WhatsApp, Facebook, SMS e outros aplicativos, além  de redes sociais.

Algumas provas podem parecer simples, como o desenho de uma baleia numa folha de papel, e vão evoluindo para a mutilação, como por exemplo, cortar os lábios ou furar a palma da mão. Em outra tarefa, o participante deve tatuar uma baleia no antebraço, utilizando uma lâmina. Mas o desafio mais mórbido mesmo é o último que é o suicídio.

DUAS MORTES

No Brasil, duas mortes estão sendo investigadas. Em Minas Gerais, a morte de um jovem de 19 anos está sendo investigada. No Mato Grosso, o corpo de uma adolescente de 16 anos foi encontrado em uma represa de Vila Rica. A adolescente teria feito cortes nos braços há dois meses, segundo informou a mãe da vítima. Um dos desafios do 'Baleia Azul' é  justamente cortar o próprio braço e tatuar o formato do animal.

COMENTÁRIOS