19/05/2017 16:50:00
O Brasil volta às ruas!


Manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Divulgação)


O Brasil, mais uma vez sai às ruas, para pedir socorro. Dividido entre o vermelho e o verde-e-amarelo, agora duas forças antagônicas se unem para um só grito: Fora Temer!

As manifestações já começaram e prometem ganhar corpo neste domingo (21), quando estão agendados protestos em dez capitais brasileiras. De um lado estarão os manifestantes de esquerda, de outro, movimentos de direita que protestaram pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) e que agora pedem também a saída do peemedebista.

Mas o presidente já mostrou a sua cara. Nesta sexta (19), chamou os chefes das Forças Armadas ao Palácio do Planalto. Se prepara para enfrentar a pressão das ruas. Ontem quinta (18) houve protestos em várias capitais e no Rio de Janeiro teve confrontos entre black blocs e policiais. Tudo indica que isso é apenas o começo. Afinal, Temer resiste em não abrir mão de um cargo conquistado à fórceps, às custas da democracia brasileira. Acredito que para ele, o Temer, a renúncia se traduzirá em fazer “mea culpa” e isso significa perder o foro privilegiado e o sinal verde para uma das celas na cadeia de Curitiba, onde poderá ser conduzido pelas mãos do juiz Sergio Moro.

Como podemos observar, Temer já perde apoios. É como se a história que vimos há nove meses se repetisse dentro da máxima “o feitiço se voltou contra o feiticeiro”. Mas há uma diferença: a ex-presidente Dilma tinha o apoio da maioria das ruas.

Sobre o Autor

Cristina Esteche é jornalista, publicitária e fundadora da Rede Sul de Notícias.