19/08/2017 13:00:00

LISTA
Conheça jovens talentos da fotografia de Guarapuava
No Dia Mundial da Fotografia, listamos alguns nomes para você ficar de olho



Da Redação

Guarapuava - Um trabalho que exige paciência para a captura do momento exato. Ser fotógrafo, nem de longe, é uma tarefa fácil. Registrar um sorriso, um olhar, um local... tudo pode até parecer simples aos olhos de quem vê a câmera pela frente. Mas quem está por trás das lentes, com o dedo posicionado para o clique, sabe o peso da responsabilidade de eternizar um momento que foi único.

Das terras guarapuavanas, nomes de fotógrafos já ganharam o interior, o Paraná, o Brasil e o mundo. Valdir Cruz é um destes nomes, que levou um pouco do terceiro planalto para os Estados Unidos.

Por aqui, outros nomes já são marca registrada, cada um dentro da sua área de atuação. Nos ensaios, Sandra Hyczy, Clério Beck, Saeko e Tieko Yanagawa, estas que seguiram os passos do pai, Roberto Yanagawa. Outro nome famoso é Cipriano Dalzoto, que apesar de estar morando em Boa Ventura de São Roque, por anos foi referência de aspirantes à fotógrafos em Guarapuava. No fotojornalismo, Mauro Biazi e Lizi Dalenogari, jornalistas que não vivem mais em Guarapuava, mas que eternizaram diversas notícias locais.

Mas neste dia 19, quando é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, nós vamos apresentar o trabalho de sete jovens fotógrafos de Guarapuava que estão ganhando cada vez mais espaço neste mercado.

DUDA DALZOTO

Comercialmente no mundo da fotografia há oito anos, a fotógrafa Duda Dalzoto trabalhou por muito tempo junto ao seu pai, o também fotógrafo Cipriano Dalzoto. No Estúdio Cipriano, em Guarapuava, e na faculdade fotografia, ela adquiriu experiência para tocar, hoje em dia, o seu próprio negócio fotográfico. Atualmente, Duda mora em Curitiba, porém, realiza ensaios, coberturas de casamentos, eventos, 'freelas' e até trabalhos com vídeos em Guarapuava, na capital, no Brasil e no mundo, como ela mesma costuma falar.

O trabalho de Duda pode ser conferido aqui.

KALLYANDRA ÁGATHA MÜLLER

Com sete anos dedicados à fotografia, Kallyandra Ágatha Müller, ou Kally Ágatha, como é mais conhecida, é um dos jovens nomes da fotografia em Guarapuava. Formada em Publicidade e Propaganda, o trabalho fotográfico de Kally é mais focado em ensaios. Em 2013, porém, um trabalho da fotógrafa ganhou destaque no cenário nacional e internacional através do registro de um cenário histórico em Guarapuava: a neve. A foto de Kally rodou o mundo através dos meios de comunicação e de pessoas que ficaram impressionadas com Guarapuava coberta de branco nas redes sociais.

O trabalho de Kally pode ser conferido aqui.

VALMIR DZIVIELEVSKI JÚNIOR

O fotógrafo Valmir Dzivielevski, estudante de Publicidade e Propaganda, é outro nome que vem ganhando espaço no cenário da fotografia guarapuavana. Valmir começou a realizar ensaios fotográficos comercialmente em 2016 sob o mantra da simplicidade de elementos e transmissão de sentimentos através das lentes. Amante da espiritualidade, um dos projetos fotográficos de Valmir é o Amazonas, que tem como objetivo retratar a essência de mulheres através de fotos na natureza.

O trabalho de Valmir pode ser conferido aqui.

ANDY TROC

Entusiasta de tecnologia, o publicitário Andy Troc é conhecido por atuar em várias frentes da comunicação no cenário guarapuavano. Uma das atuações de Andy é na fotografia, com trabalhos voltados exclusivamente para ensaios femininos.

O trabalho de Andy pode ser conferido aqui.

CASTU JÚNIOR

Com 12 anos de fotografia, Castu Júnior, mais conhecido como Dentinho, é um fotógrafo de Guarapuava que vem ganhando destaque nacional, compartilhando conhecimento em alguns congressos de fotografia que participa e ministra palestras. Para ele, a marca da sua fotografia é o estilo arrojado e marcante, buscando sempre composições inusitadas e ângulos diferenciados.

O trabalho de Castu pode ser conferido aqui.

LEX KOZLIK

O publicitário Lex Kozlik, de Guarapuava, é um jovem fotógrafo que ganhou reconhecimento com seus trabalhos no interior e, hoje, conquista o público na capital paranaense. Quando chegou em Curitiba, começou a trabalhar com fotografia de moda em uma revista. Atualmente, realiza publieditoriais de grandes empresas, como o Hard Rock Café. Leva na bagagem também ensaios com nomes conhecidos no cenário nacional, como as atrizes Fernanda Montenegro e Vera Holtz, além da cantora Pablo Vittar.

O trabalho de Lex pode ser conferido aqui.

LUCIANO MEIRELLES

Luciano Meirelles é um fotógrafo guarapuavano que hoje vive em Curitiba. Com foco em fotografia de casamentos, ele já realizou trabalhos em diversos estados brasileiros e também fora do Brasil. Um dos trabalhos internacionais mais recentes de Luciano foi realizado em Conde, na Dakota do Sul, onde começou a sua paixão pela fotografia durante um intercâmbio.

O trabalho de Luciano pode ser conferido aqui.

COMENTÁRIOS