23/08/2017 08:39:00

GUARAPUAVA
Novos equipamentos são entregues para Unidades de Saúde
Objetivo do investimento é melhorar e agilizar o trabalho da pesagem dos integrantes do Bolsa Família


(Foto: Assessoria)


Da Redação, com assessoria 

Guarapuava - Balança digital pediátrica, balança digital adulto portátil, régua antropométrica e antropômetro vertical. Este foram os equipamentos entregues na tarde dessa terça feira (22), para todas as Unidades de Saúde de Guarapuava.

A entrega foi realizada na Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo, melhorar e agilizar o trabalho da pesagem dos integrantes do Bolsa Família. Esta é uma ação em conjunto das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e Cultura. “Esses são equipamentos essenciais para fazer a avaliação do peso obrigatórios do Programa Bolsa Família. Adquirimos esses equipamentos para facilitar o trabalho dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde para a pesagem das famílias beneficiárias do Programa. São equipamentos novos e modernos que a partir de agora já estão em todas as unidades”, destacou o secretário de Assistência Social, Ari Marcos Bona.

De acordo com a secretária de Saúde, Renata Brito Araújo, os novos equipamentos irão agilizar os atendimentos. “Eles serão utilizados exclusivamente para a pesagem, melhorando o trabalho das equipes e também o atendimento da população. O objetivo disso é aumentar a porcentagem de famílias que são pesadas durante o ano em Guarapuava”.

A pesagem dos integrantes das famílias do Bolsa Família é uma recomendação do Governo Federal para acompanhar o estado nutricional das famílias. Atualmente, Guarapuava possui 6.488 famílias cadastradas no programa. “Precisamos acompanhar as políticas públicas existentes em nosso município e garantir que elas sejam efetivadas e melhorem a vida das pessoas. Com capacidade de diálogo com as famílias beneficiárias, precisamos destacar a importância da pesagem e de todos seguirem as medidas normativas do programa”, finalizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

2ª SEMANA DO PESO

No segundo semestre de 2017, as três Secretarias envolvidas no programa Bolsa Família farão a 2ª semana do Peso. Na semana estipulada pelo Governo Federal, os integrantes da família tem que ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, com um documento com foto, cartão SUS e o cartão do Bolsa Família ou número do NIS. “A pesagem dos beneficiários é uma exigência do Programa importante para o acompanhamento do estado nutricional das famílias assim como a frequência escolar e atualização do CadÚnico nos CRAS, por isso é fundamental que as famílias cumpram com as exigências para continuar recebendo seu benefício”, explica a chefe de Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dal’mas.​

 

COMENTÁRIOS