24/07/2017 20:38:00

IMAGEM
Deusas gregas se mostram em mulheres de Guarapuava
Ensaio fotográfico mostra o talento de Valde Foss Wünsch e Emanuelle Ida


(Foto: Valde Foss Wünsch)


Cristina Esteche

Guarapuava - O ensaio tribal foi apenas o embrião para que deusas gregas renascessem em mulheres de Guarapuava. O ensaio que nasceu da junção do conhecimento fotográfico de Valde Foss Wünsch e da psicóloga Emanuelle Maria Ida de Oliveira aflorou nas modelos os arquétipos femininos camuflados na personalidade de cada uma.

“O ensaio Deusas Gregas teve como objetivo resgatar os arquétipos femininos que tem relação com os principais papéis da mulher na sociedade, como filha, mãe, amante, guerreira, mística, mulher de negócios, entre outras”, disse o fotógrafo.

De acordo com a psicóloga, o trabalho utilizou os conhecimentos de mitologia e psicologia. Nessa soma compreende-se que “os mitos são uma linguagem simbólica do inconsciente para passar verdades profundas e eternas”, segundo o professor Hélio Couto. “Tivemos também a referência de uma analista junguiana, Jean Shinoda Bolen, que parte da consideração das antigas gregas, vendo nelas padrões constantes na psique da mulher”. Emanuelle cita também Carl Jung, quando ele diz que os arquétipos que moldam a existência ou esses padrões interiores, são os responsáveis pelas diferenças entre mulheres, e compreender a sua interrelação é a chave para o autoconhecimento e a busca de imaginação”.

Esses conceitos foram a base para que a psicóloga despertasse nas modelos a “deusa” que existe em cada uma delas. “Cada uma pesquisou qual é a deusa com a qual se identificou, para que assim pudessem internalizar as suas características”. A partir de então, segundo Emanuelle, cada uma personalizou a sua roupa, os acessórios, e cada ensaio serviu para a aproximação afetiva do grupo.

SERVIÇO

A cada pessoa que se sentir inspirada, Emanuelle e Valde Foss estão disponíveis para realizar essa vivência com temas mitológicos, transformando a identidade de cada um em criações artísticas. O contato pode ser feito com a Emanuelle no (42) 9.9107-2934 ou com o fotógrafo Valde Foss no (42) 9.9158-0448.

COMENTÁRIOS