25/10/2017 15:37:00

TECNOLOGIA
Projeto ARDUTEC é sucesso em feira no Colégio Carneiro Martins
Automação e responsabilidade social são temas de projeto em cursos técnicos


(Foto: Divulgação)


Da Redação, com assessoria

Guarapuava - A parceria entre os cursos técnicos em Eletromecânica e Informática, ofertados no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, originou um projeto intitulado ARDUTEC, que ensina automação e incentiva a responsabilidade social em alunos.

Durante apenas dois meses da existência do projeto, alunos de ambos os cursos desenvolveram uma bengala inteligente - que vibra devido a sensores instalados quando obstáculos são detectados -, uma maquete de uma casa acessível, que acende luzes e aciona tomadas e portão eletrônico através de dispositivo móvel e uma prótese de mão impressa em uma impressora 3D, que está à disposição do projeto por meio de empréstimo realizado pela empresa Maxxi Soluções em Computação Aplicada, empresa parceira do projeto. Além dos projetos que incentivam a responsabilidade social, robôs seguidores de trilha também foram construídos e programados.

Os trabalhos desenvolvidos, bem como uma batalha entre os robôs, foram apresentados durante a II FETEC, no dia 21 de outubro, no auditório do Carneiro Martins. O resultado foi um sucesso. Alunos, professores e funcionários, bem como a comunidade, puderam prestigiar a dedicação dos alunos envolvidos.

Os cursos técnicos em Informática e Eletromecânica são gratuitos e estão com inscrições abertas até o dia 8 de novembro na secretaria do colégio. Outros cursos como Meio Ambiente, Química, Secretariado e Administração também são ofertados no colégio e estão, da mesma forma, com inscrições abertas.

COMENTÁRIOS