27/10/2017 12:19:00

TRADIÇÃO
CCBEU English Center se transforma na Casa do Terror
Escola de inglês comemora o Halloween, nesta sexta, em Guarapuava


A bruxa e a chapeuzinho vermelho (Foto: RSN)


Da Redação

Guarapuava - Bruxas, vampiros, ceifadores, palhaços assustadores e outros personagens que aterrorizam telespectadores em filmes e histórias de terror invadem o CCBEU English Center, nesta sexta (27). É a comemoração do Halloween, um dos eventos mais tradicionais da cultura americana.

Em Guarapuava, essa tradição é cultuada no CCBEU desde sua criação. De acordo com a escola de inglês, a data é esperada com entusiasmo pelos alunos. “Quando o dia vai se aproximando, os alunos criam muita expectativa em torno da festa”, disse uma assessora do Marketing da escola.

Durante a manhã, as crianças já viveram o momento com fantasias assustadoras que deram vida a personagens aterrorizantes e animaram a Casa do Terror, tema deste ano. Sem precisarem sair de porta em porta bradando a frase 'trick or treat' (doçura ou travessura), como manda a tradição, os alunos do CCBEU se deliciaram com as mesas fartas de guloseimas.

Mas é no cair da noite que zumbis, bruxas, caveiras, monstros, e até personagens como Drácula e Frankenstein sairão das tumbas e covas para habitarem a Casa do Terror. Se unem a eles, shows musicais e de contorcionismo. Mas a principal atração da festa, serão os próprios alunos que prometem lotar a escola e arrasar no concurso de Melhor Fantasia. Mais de 600 convites já foram vendidos. A festa começará às 19h.

A TRADIÇÃO CELTA

Para se ter uma ideia da importância desta tradição a data comemorativa remonta mais de 2.500 anos. Nasceu com o povo celta, na Irlanda, que acreditava que no último dia do verão irlandês, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros adereços.

Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Atualmente, a data é muito celebrada pelo norte-americano, levada para lá [para os EUA] por imigrantes irlandeses em meados do século XIX.

No Brasil a comemoração desta data veio pela grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. “Como trabalhamos com a língua inglesa comemoramos esta data como uma forma de vivenciar a cultura norte-americana com os nossos alunos”.

 

COMENTÁRIOS