28/08/2017 19:23:00
Foram dias para lavar a alma!
"Pense num evento perfeito, desde o começo até o final"


Alguns de nós (Foto: Rhamon Gottar)


Pense num evento perfeito, desde o começo até o final. Assim foi o Press Trip organizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, no período entre 23 a 27 de agosto. Logo na chegada, um alívio pra mim, que me via às voltas com a perda do meu celular. O Rhamon, um dos organizadores do evento, já deu bom dia com a informação preciosíssima que já sabia onde estava o que eu ainda não tinha certeza se havia perdido.

No Premium Vila Velha Hotel, onde ficaria hospedada, a recepção foi conta da gerente Alecsandra Hypólito, que me dispensou atendimento ímpar, desde o check in até o check out. Super recomendo!

Começava ali uma série de momentos inesquecíveis, com novos contatos, novas amizades. Estávamos em 30 jornalistas de vários Estados brasileiros – do Paraná, somente eu, a Silvia (da Fecomércio) e o Mauro, da RIC/Toledo –, e da Argentina, Chile e Uruguai.

Os dias começavam às 6h da manhã e só acabavam pouco antes da meia-noite. Eram passeios por pontos turísticos de encher os olhos e lavar a alma, não apenas em Ponta Grossa, mas em Castro e Carambeí. Sim, em Ponta Grossa, os municípios trabalham juntos, de mãos dadas, com um único objetivo: o desenvolvimento regional dos Campos Gerais, sob os mais diversos aspectos, e o turismo é um deles.

Aliás, parceria é marca registrada em Ponta Grossa, considerada a Princesa dos Campos. Para realizar o Press Trip e o II Salão Municipal de Turismo, além da união desses três municípios, também estavam a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fiep), Paraná Turismo, Sicredi, Premium Vila Velha Hotel, Expresso Princesa dos Campos, Hotel Planalto, e outros apoiadores. Essas empresas e entidades são as responsáveis por um evento que pode ser considerado case de sucesso para quem deseja organizar um evento desse porte, sem medo de errar.

Uma atração a mais e a qual merece destaque foi a própria prefeita interina, Elizabeth Schmidt e sua equipe, tanto na realização do Salão quanto do Press Trip. O que se viu foi uma equipe coesa, secretaria trabalhando com secretaria. Uma equipe enxutíssima coordenando o Press Trip, tendo à frente Rhamon Cottar, a sua esposa Gerusa, a Gi; a equipe da Comunicação Social; o Trindade que nos levou pra cima e pra baixo.

E o que dizer dos coleguinhas? Troca de “figurinhas”, histórias de cada um, diversidade de cultura, de jeito de ser, mas com um denominador comum: a receptividade que gera novos contatos, com alguns, uma proximidade maior. Dias de encontros, reencontros que encurtaram distâncias de longos anos perdidos no tempo – né  Aydee, Algassis e Gasosa?

Valeu a correria, o cansaço, as poucas horas dormidas, a “tortura” de uma gastronomia riquíssima, onde o principal ingrediente, foi a dedicação em apresentar o melhor. E olha que eu sofri, porque a dieta pra não ganhar uns quilinhos a mais, teimava em gritar mais alto.

Se valeu a pena ficar longe de casa nessa maratona? Só posso dizer que recebi uma lição que mostrou como os Campos Gerais são lindos por natureza, e está aqui bem pertinho de nós. Como faz a diferença o comprometimento, o engajamento de uma sociedade civil organizada, com lideranças dinâmicas, focadas num único objetivo: um auxiliar o outro para que todos saiam ganhando, para que o desenvolvimento regional aconteça.

Pra resumir: sabe aquela frase cantada por Geraldo Vandré, no seu “hino” Pra não dizer quer não falei das flores? Pois é: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer! E pelo que pude observar e avaliar com outros coleguinhas, a maioria especializada em turismo, Ponta Grossa, os Campos Gerais, são assim!

* Obrigada, Rhamon!

Sobre o Autor

Cristina Esteche é jornalista, publicitária e fundadora da Rede Sul de Notícias.