30/08/2017 10:07:00

TRADIÇÃO
Vesselka é a atração desta quarta no Festival de Arte Folclórica, em Guarapuava
Grupo folclórico ucraniano encerra as apresentações de dança da 30ª edição do encontro, na Unicentro


Parte do novo espetáculo (Foto: Acioli Caldas)


Da Redação, com assessoria

Guarapuava - Um dos mais reconhecidos grupos folclóricos ucranianos do Brasil é a atração desta quarta (30), no encerramento das apresentações de dança da 30ª edição do Festival da Arte Folclórica que está acontecendo na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Às 19h30, o Vesselka, de Prudentópolis, coloca no palco do auditório Francisco Contini seus 96 integrantes para apresentar o espetáculo "Za Stchastia, Za Dolhu – Pela Felicidade, Pelo Destino". Quatro integrantes do grupo estiveram na Redação da RSN na semana passada convidando apara o espetáculo, como você pode relembrar AQUI.

De acordo com o coreógrafo do Vesselka, Daniel Zanzeluk, o espetáculo conta a história de um menino, Eaquio, que tem uma relação conturbada com o pai. Enquanto o garoto deseja ser pintor, o pai quer que ele siga o caminho da carpintaria. Por isso, eles brigam e Eaquio acaba fugindo. A partir daí, ele viaja pela Ucrânia em busca do seu destino e da própria felicidade. “Nosso show conta essa história através das danças e das cenas, em 18 números”.

O grupo atua com três equipes, de acordo com a idade dos participantes: infantil, juvenil e adulto. Cada um deles apresenta danças e trajes típicos de regiões diferentes Ucrânia.

Neste ano, o Vesselka está comemorando 60 anos. Por isso, foram lançados o novo espetáculo e uma logo comemorativa. Tatiane Michalichen, que também é bailarina do grupo ucraniano, adianta os projetos para esse ano especial de comemorações. “Ano que vem, nós estaremos com evento nacional e internacional que é o XXVII Festival de Danças Ucranianas. Nós estaremos sediando em Prudentópolis e esse evento vai reunir todos os grupos folclóricos ucranianos do Brasil, e alguns da Argentina e do Paraguai. Então, será um evento muito grande, e com certeza, muito festivo, pela data dos 60 anos do grupo”.

SERVIÇO

O que: Espetáculo "Zastiassia Vastovi"

Quem: Grupo Folclórico Ucraniano Vesselka, de Prudentópolis

Quando: 30/08/2017, 19h30

Onde: Auditório Francisco Contini, campus Santa Cruz, Unicentro

Quanto: entrada gratuita

COMENTÁRIOS