31/07/2017 12:53:00

REFLEXÔES
Missa não é brinquedo não | Dartagnan da Silva Zanela



(i)

Como devemos nos portar numa Santa Missa? Da maneira mais piedosa possível. Por que? Porque a Santa Missa é o sacrifício incruento de Nosso Senhor; porque estamos diante do santo sacrifício que Cristo realizou por cada um de nós. É isso que está no centro da Santa Liturgia. Só por isso.

É por essa razão que devemos ser estritamente zelosos com a celebração da santa missa e de sua liturgia; devemos fugir pra bem longe de todo e qualquer exagero e arrombo, modernoso e inovador, mal e porcamente disfarçado de piedade católica porque Missa não é show de auditório, nem palanque e muito menos um evento social.

Na dúvida, pensemos no seguinte: se estivéssemos diante do Cristo crucificado no monte Calvário, ao lado da Virgem Santíssima, como que nós deveríamos nos portar? É justamente desse modo que devemos nos portar durante a Santa Missa. É simples assim. Qualquer coisa diferente disso é pura vaidade. Só isso e olhe lá.

(ii)

Comungar na Santa Missa é um dom celestial. Um dom que, para ser ofertado a nós, custou o suplício, a humilhação, a tortura, o sangue e a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo que, no alto do Monte Calvário, deixou-Se ser crucificado por amor a cada um de nós que, infelizmente, dia após dia O abandonamos das mais variadas maneiras.

Por isso, só por isso, lembremos desse fato quando estiver na Santa Missa. Não nos esqueçamos disso quando estiver na fila para receber o Santíssimo Sacramento. Lembremos o quanto custou caro para que nós tivéssemos o direito de receber o Senhor em nosso coração.

Não sejamos levianos nem escandalosos durante a Missa e muito menos medíocres e miseráveis no momento em que recebemos o Santíssimo, pois, durante a celebração é revivido o calvário de Cristo para que possamos recebe-Lo em nossos lábios, em nosso coração e em nossa alma.

Não nos esqueçamos que é Ele que está presente diante de nós na Comunhão. Enfim, lembre-se, como nos diz o Santo Padre Pio Pietrelcina, o quanto nossas almas custaram caro para serem salvas por Nosso Senhor.

Lembremos para não sermos levianos e cairmos nas modinhas progressistas que pervertem a Santa Missa e maculam todo o Corpo da Santa Madre Igreja.

Lembremos disso, hoje e sempre, para jamais esquecemos. Jamais.

COMENTÁRIOS



Sobre o Autor

Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, escrevinhador por não ter mais o que fazer e bebedor de café resoluto.