22/08/2023
Economia Paraná

Intenção de consumo dos paranaenses é a maior do Brasil

Pesquisa aponta que consumidor está mais confiante sobre mercado de trabalho em comparação ao ano passado 

153818-OU600S-622

A intenção de consumo dos paranaenses em abril é 20% maior do que no resto do país, é o que aponta estudo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa é realizada mensalmente e, conforme mostram os dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de abril é de 109,3 pontos no Paraná, 20% acima da média nacional, que está em 86,9 pontos. Na comparação com março, o indicador apresentou leve redução de 1,6% e alta de 13,4% com relação a abril de 2017.

Segundo os pesquisadores, o resultado se justifica pelo aumento na confiança sobre o mercado de trabalho em comparação ao ano passado. Apesar da variação mensal negativa (-3,5%) quanto à Situação Atual do Emprego, aumentou o percentual de trabalhadores que se sentem mais seguros em relação ao emprego (38,6% em abril/2018 ante 32,1% em abril/2017). A Perspectiva Profissional também teve elevação, com aumento de 10,4% em relação a abril de 2017.

A PESQUISA

Compõem a ICF os quesitos: Acesso ao Crédito, Perspectiva Profissional, Situação no Emprego, Perspectiva de Consumo, Renda Atual, Consumo Atual e Momento para Compra de Bens Duráveis.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.