22/08/2023
Guarapuava Região Saúde

Obras do Centro Oncológico serão iniciadas em setembro deste ano, em Guarapuava

São Vicente firmou 1ª etapa de implantação da Unidade II do hospital

reuniao-sobre-unidade-ii-sao-vicente-1

A Comissão Gestora do Centro Oncológico do Hospital São Vicente de Guarapuava, firmou na tarde desta quinta feira (14), o primeiro passo para implantação da nova unidade da instituição, protocolando junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o projeto da quimioterapia, que compõem a 1º etapa do Plano Diretor que engloba a instituição. A previsão é que as obras da Unidade II do Hospital São Vicente iniciem em setembro deste ano, com estimativa de conclusão em setembro de 2019. O prédio será construído no bairro planejado Cidade dos Lagos.

Integrantes da Comissão Gestora e lideranças políticas municipais em reunião no hospital (Foto: Sabrina Ferrari)

Na ocasião, participaram diversos integrantes da Comissão Gestora, dentre eles, o presidente Odacir Antonelli, que comemorou a conquista.

“Protocolamos a primeira etapa, que representa muito para a cidade. Será a radioterapia que Guarapuava não tem. Nos servimos de Ponta Grossa, Cascavel e até de Curitiba. Então, veja o avanço que Guarapuava terá. Além disso, serão instalações totalmente adequadas”.

No projeto protocolado nesta tarde, estão presentes aproximadamente 26 leitos, com mais de 2 mil metros quadrados. Para o atual responsável técnico do setor de oncologia da Unidade I do Hospital São Vicente, Leonardo Gavarrete, o número de atendimentos da instituição deve dobrar, a partir da ampliação, com o novo Centro.

“Hoje temos média de mil atendimentos/mês. Vimos que temos uma demanda grande, e como somos um hospital geral, precisamos de mais leitos, de locais especiais para pronto atendimento. Temos necessidade de expansão e de um serviço específico para o paciente oncológico. Com esse projeto, temos uma vantagem. Não vamos deixar de ser um hospital geral, teremos esse apoio, com o diferencial de atendimento com outras especialidades”.

Segundo Huberto, a formalização dessa tarde significa uma proximidade ainda maior da concretização do Centro. “Esse é um dos passos mais importantes do projeto porque hoje nossa Unidade I está muito pequena, estamos com estrutura limitada. Na nova Unidade, aumentará a capacidade instalada. Teremos mais de mil metros quadrados só na quimioterapia.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho acompanhou a assinatura do protocolo. “Essa é a formalização de mais um ato que reúne as boas forças de Guarapuava para fortalecer nosso hospital. Sabemos da importância disso para o futuro da Instituição e até para a consolidação da região, como polo prestador de serviços”.

Cristina Silvestri, que ampara e auxilia a viabilização de verbas junto ao projeto do Centro Oncológico no Governo Estadual, também comemorou a evolução do projeto.

“É o início desse nosso grande sonho de transformar o Hospital São Vicente em uma referência em radioterapia, em quimioterapia. Esse projeto vem nos presentear com uma nova fase que estamos iniciando com esse novo empreendimento para Guarapuava”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.