22/08/2023
Guarapuava Região Saúde

CIS Centro-Oeste continuará em atividade até o final deste ano

Decisão foi tomada em reunião com prefeitos, diz Gelson Costa

cis-guarapuava

Prefeito de Candói, Gelson Costa, presidente do CIS Centro-Oeste (Foto/Reprodução: YouTube)

Os 13 prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) Centro-Oeste, sediado em Guarapuava, decidiram em reunião, que mesmo com o Centro de Especialidades, manterão o consórcio em atividade até o final deste ano. De acordo com o prefeito de Candói, Gelson Costa, que preside o CIS, também segue aberto o CAPS, com solicitação de aditivo, que vence em setembro e que trata de 40 pacientes infanto-juvenis e adultos, vítimas da dependência de drogas e do alcoolismo.

“Também foi aditivado os convênios com os médicos”. Segundo Gelson Costa, uma nova reunião acontecerá no início de 2019, para debater a dissolução do CIS. Outra alternativa será o funcionamento dos Centro de Especialidades e, paralelamente, o CIS. “Não vejo problemas no funcionamento desses dois consórcios, porque a população não ficará desassistida”.

De acordo com o presidente, para que o consórcio que vai reger o Centro de Especialidades seja regularizado, será necessário a aprovação nas 20 Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos, e depois na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Precisa também de estudo orçamentário, eleição de diretoria, constituição de CNPJ, itens que dependem de trâmite burocrático. “O nosso universo será de 211 mil habitantes, dos quais entre 45% e 48% da população atendida pela 5ª Regional de Guarapuava. Só estamos pensando na população”.

CONSÓRCIO DO CENTRO DE ESPECIALIDADES

No início deste mês, o Governo do Estado confirmou a criação do consórcio que será responsável pelo novo Centro de Especialidades. Este consórcio de saúde que atenderá Guarapuava e região é o primeiro do Paraná com a participação do governo estadual.

O espaço deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais. São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. O Centro será referência também para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.