22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Acadêmica da Campo Real faz estágio na Câmara dos Deputados, em Brasília

Rafaela participou do programa Estágio Visita oferecido pela instituição

Programa Estágio Visita Faculdade Campo Real Guarapuava Paraná Brasília (4)

Rafaela na Câmara dos Deputados (Foto: Ascom)

A acadêmica da Faculdade Campo Real,  de Guarapuava, Rafaela Fernandes Soares viveu uma experiência na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde durante quatro dias, de  11 a 15 de junho, participou do Programa Estágio Visita, que  oferece aos universitários uma semana de palestras, debates e simulações na capital federal.

Estudante do curso de Engenharia de Produção, Rafaela esteve entre os 48 selecionados de todo Brasil para o Programa Estágio Visita. A acadêmica foi contemplada com a ação por meio do Projeto Conhecer Universitário, do deputado federal Alex Canziani.

“Foi uma experiência única. Como sou acadêmica de engenharia, confesso que fiquei com um pouco de medo de participar. Porém, como sou uma pessoa aberta às novas experiências e tenho uma sede de conhecimento imensurável, abracei a oportunidade e fui”.

Segundo o acadêmica,  o programa proporciona um amplo conhecimento teórico e prático na área legislativa. Durante cinco dias, os participantes acompanharam o funcionamento da Câmara dos Deputados, Comissões Técnicas e Plenário.

“O estágio contribuiu para que eu realmente me tornasse uma cidadã com mais conhecimentos de como funciona a legislação em nosso país. Além disso, a experiência também me tornou uma pessoa mais aberta. Falo isso em função do ‘ouvir’, ‘pensar’ e só então dar uma resposta, ou seja, o ‘falar'”, comenta.

Rafaela recebeu incentivo da instituição, coordenação, professores e colegas. “A faculdade sempre está me apoiando. Confesso, sou apaixonada por essa instituição e pelos profissionais que a formam”, conta.

INDICAÇÃO

A acadêmica recomenda o Programa Estágio Visita aos estudantes, pois é uma oportunidade para ver o país com outros olhos. “Se você tem vontade de conhecer Brasília, como funciona o Poder Legislativo Brasileiro e ainda fazer amizade com pessoas do país inteiro, fica meu conselho de participar. Quem quiser se inscrever no programa eu posso ajudar dando orientações”, conta.

PROGRAMA ESTÁGIO VISITA

O Estágio Visita é um programa com duração de cinco dias, realizado pelo Centro de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), juntamente com a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os acadêmicos conhecem o cotidiano da instituição, o papel do Legislativo e o trabalho dos deputados federais. A programação inclui a realização de minicursos e palestras, com a finalidade de disseminar conhecimentos sobre o processo de elaboração das leis brasileiras e da atividade parlamentar.Durante o evento, os estudantes têm a oportunidade de participar de bate-papo com deputados. A ideia é incentivar a participação democrática e o exercício da cidadania.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.