22/08/2023
Educação

Prêmio dará US$ 1 milhão ao melhor professor do mundo

Inscrições para o Global Teacher Prize 2019 estão abertas para educadores dos ensinos Fundamental e Médio

mesa-professor

Você conhece algum professor que desenvolva um trabalho reconhecido pela comunidade onde atua? Se a resposta for positiva, que tal incentivá-lo a se inscrever para a 5ª edição do prêmio Global Teacher Prize 2019? Considerado o “Oscar” da categoria, a iniciativa vai premiar o primeiro lugar com US$ 1 milhão. Podem participar professores que atuam nos ensinos Fundamental e Médio, nas redes pública e privada, em meio período ou em cursos online. O Global Teacher Prize está na quinta edição e é organizado pela instituição de caridade Varkey Foundation, com o objetivo de valorizar boas práticas de educação, assim como promover a troca de ideias entre profissionais da área de pedagogia do mundo inteiro.

Para se ter uma ideia, em 2018, o professor curitibano Rubens Ferronato ficou entre os 50 finalistas na premiação. De acordo com informações da Agência Estadual de Notícia (AEN), Ferronato foi indicado pelo trabalho voluntário que desenvolve uma vez por semana na Escola Estadual Dom Pedro II, no Batel, em Curitiba. Ele utiliza o material pedagógico Multiplano, desenvolvido por ele, para auxiliar alunos cegos a aprenderem a disciplina de acordo com suas experiências e conhecimento.

As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro no site. Os candidatos devem possuir vínculo de pelo menos 10 horas semanais e ter planos de continuar na profissão pelos próximos cinco anos. Já o profissional que for indicado deverá escrever uma breve explicação online com o motivo da recomendação. O indicado receberá um e-mail da organização da premiação com o convite para a inscrição.

A premiação é idealizada pela Varkey Foundation e tem como objetivo valorizar boas práticas de educação e promover a troca de ideias entre profissionais da área de pedagogia do mundo inteiro.

DATAS

A pré-seleção dos 50 primeiros colocados está prevista para dezembro deste ano. A lista com os dez primeiros deve ser divulgada em fevereiro de 2019. Os dez escolhidos vão participar, em março, de uma cerimônia no Global Education and Skills Forum, em Dubai, onde será anunciando o vencedor.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.