22/08/2023
Guarapuava Região

Guarapuava e Prudentópolis lançam roteiro turístico serrano em Foz do Iguaçu

Unido a Bituruna e Pinhão, roteiro integrado será apresentado no Festival das Cataratas

serra-da-esperancarui-morel-carneiro

(Foto/Reprodução: Rui Morel Carneiro)

Os municípios de Guarapuava e Prudentópolis participam nesta quarta feira (20), da abertura do 13ª Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Neste ano, o evento terá como diferencial a 1ª Mostra dos Municípios Turísticos do Paraná, que deve fortalecer os destinos turísticos do Estado. O lançamento contará com a presença da governadora Cida Borghetti (PP).

É nesse evento que os dois municípios vizinhos na região central do Estado irão apresentar o roteiro turístico integrado que deve inserir as riquezas naturais das cidades na rota turística paranaense, juntamente com Bituruna e Pinhão. Na solenidade de abertura do Festival das Cataratas, um vídeo irá apresentar o roteiro turístico da Região Serrana, integrado pelos quatro municípios. De acordo com a secretária de Turismo de Prudentópolis, Nadir Vozivoda, a ação deve celebrar, principalmente, as riquezas naturais, abundantes nas cidades.

“Somos municípios muitos próximos, com muitas coisas em comum, somos a terra dos pinheirais. Esse projeto em conjunto vai desenvolver muito o turismo de Prudentópolis, Guarapuava e de toda a região. Queremos que todos conheçam o roteiro integrado da serra da Esperança”.

Na 1ª edição da Mostra, haverá também um espaço especial ao segmento da gastronomia, onde os municípios apresentarão pratos típicos e produtos de suas cidades e regiões. O intuito é valorizar a culinária regional.

Para caracterizar a cidade do terceiro planalto, representantes guarapuavanos levarão aos prestigiadores da Mostra queijo colonial, lombinho defumado, linguicinha pré-cozida e knacker (salsicha alemã) feitos nas agroindústrias dos pequenos produtores e do distrito de Entre Rios. Conservas de berinjela e pepino com mel, mostarda, morango, pão caseiro e multi-grãos também serão atrativos guarapuavanos para o evento, além dos especiais vinhos, sucos e cervejas artesanais de Guarapuava.

Já Prudentópolis apresentará em seu estande da Mostra alguns embutidos prudentopolitanos como krakovia suína, de frango, linguiça e salame, além da sobremesa ucraniana Kútia.

A Mostra terá início nesta quinta feira (21), às 14h, e seguirá até a próxima sexta feira (22). Além de Guarapuava e Prudentópolis, participarão ainda os municípios paranaenses de Capanema, Cascavel, Cianorte, Faxinal, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Umuarama e Verê. Todos integram o mapa nacional da regionalização do Ministério do Turismo, vinculados nas Instâncias de Governança Regional (IGRs).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.