22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Pioneira no ensino superior em Direito, Faculdade Guarapuava comemora 18 anos

Instituição foi a primeira a ofertar o curso em Guarapuava. Após o grupo Mattos Leão se tornar o mantenedor, mais de 10 cursos já foram criados

faculdade-guarapuava-9

Faculdade Guarapuava no Jordão (Foto: RSN/Cristina Esteche)

Há 18 anos, Guarapuava e região ganhavam o primeiro curso de Direito, marcando o início de atividades acadêmicas sonhadas por pais e jovens que, até então, saíam da cidade em busca de cursos superiores em outros centros. Nascia a Faculdade Guarapuava (FG), inicialmente, como extensão da Faculdade Curitiba, sob a denominação de Faculdade Novo Ateneu, com os cursos de Direito, Turismo, Administração, Ciências Ambientais e Relações Ambientais.

Instituição está instalada em meio ao Vale do Jordão (Foto: RSN/Cristina Esteche)

Localizada num lugar privilegiado, em meio ao Vale do Jordão, um dos pontos turísticos mais belos da cidade, a FG está incrustada em meio à natureza. Para chegar à academia de conhecimento e pesquisa, os alunos – que também vem de vários municípios da região – percorrem parte da Avenida Rubem Siqueira Ribas e, no pé da serra do Jordão, um desvio à esquerda, leva até a FG.

De acordo com o diretor da instituição, o advogado Rodrigo Borges de Lis, os trabalhos de implantação da FG iniciaram em 1998.

As visitas para autorização ocorreram em 1999 e a portaria de credenciamento é número 731 , editada em 16 de maio de 2000.

Segundo o diretor, a inauguração aconteceu no dia 18 de julho do ano 2000 e as primeiras turmas entraram em sala de aula no dia 28 de agosto desse mesmo ano.

Portal de entrada (Foto: RSN/Cristina Esteche)

A partir de 2008, a FG foi adquirida pelo grupo empresarial Mattos Leão e passou a ter a denominação atual. Nestes últimos 10 anos, a Faculdade Guarapuava passou por um processo de modernização em sua gestão, que culminou com um plano de expansão que está em andamento, funcionando hoje em dois campi universitários.

NOVOS CURSOS

Diversos cursos foram criados a partir dessa nova gestão. Entre eles Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Sociais (licenciatura). Mais recentemente, foram também implantados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia de Controle e Automação.

Totem de identificação na serra do Jordão (Foto: RSN/Cristina Esteche)

Sob o lema “Seu estudo levado a sério”, a Faculdade Guarapuava chega aos seus 18 anos de atividades com todos os seus cursos devidamente autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), obtendo, em todos eles, uma avaliação que os coloca em condições de excelência e com destaque no cenário paranaense.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.