22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Mais de 50% das crianças guarapuavanas já foram vacinadas contra pólio e sarampo

Meta municipal é imunizar 10.307 crianças até o fim da campanha, em 31 de agosto

WhatsApp Image 2018-08-20 at 15.28.04

A imunização das crianças guarapuavanas que integram o grupo alvo da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo deu um salto expressivo no terceiro planalto. Nas primeiras duas semanas de campanha, que iniciou no último dia 6, o índice estava em 18% da população-alvo. Em relatório recente emitido pela Secretaria de Saúde, os números tiveram um aumento considerável, chegando a 51,6% da cobertura vacinal prevista para a cidade.

(Foto: Jacir Queirós)

Responsável pelo aumento significativo, o dia D da campanha, realizado no último sábado (18), em Guarapuava, possibilitou que diversos pais e responsáveis levassem as crianças entre 1 ano e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do terceiro planalto, como destaca a chefe do Departamento de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde, Chayane Andrade.

“O Dia D contribuiu expressivamente para o total da meta atingida até agora. Continuaremos incentivando para alcançar a nossa meta de cobertura e consigamos evitar a reintrodução do vírus da poliomielite na cidade”.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), a campanha de vacinação prossegue até 31 de agosto. Em Guarapuava, as doses estão disponíveis em todas as UBS, exceto nas urgências. O horário de atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para a imunização, os pais ou responsáveis devem apresentar o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS), juntamente com a carteirinha de vacinação da criança.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.