22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Em Guarapuava, assentados recebem semeadeiras

Equipamentos são oriundos de emenda da então deputada Cristina Silvestri

SEMEADEIRA BANANAS (7)

Ato de entrega do equipamento (Foto: Secom)

Assentados do São Pedro, no distrito do Guairacá, em Guarapuava, recebem nesta quinta feira (13) um novo equipamento para auxiliá-los na lavoura. Uma semeadeira será entregue aos assentados. Nessa quarta (12), foi a vez do Assentamento Bananas, que fica no distrito de Guará, receber o equipamento que faz parte dos projetos de assistência técnica, habitação rural, diversificação da produção, comercialização, entre outros, previstos no programa Vida Rural.

Cada semeadeira custa, em média, R$ 40 mil, e foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Cristina Silvestri.

(Foto: Secom)

Segundo o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane, a semeadeira será utilizada em forma de comodato pelas famílias de produtores do Assentamento Bananas e outras comunidades do Distrito do Guará. “A administração municipal cede os equipamentos e a associação define a maneira que devem ser utilizados”.

No Assentamento Bananas, os pequenos produtores já receberam tratores, ensiladeira, plantadeira, entre outras máquinas, além de equipamentos para panificação e produção de mini-processados.

“Tudo isso é resultado de trabalho coletivo dos governos federal, estadual, municipal e associação dos produtores”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, destacando que as comunidades também foram beneficiadas com a recuperação de estradas rurais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.