22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Em projeto da prefeitura, símbolos de Guarapuava serão transformados em arte

Artesãos interessados em participar do projeto ‘Lembranças de Guarapuava’ devem comparecer à reunião nesta quinta (20)

estatua-cavalo-guarapuava

Estátua do cavalo é um dos símbolos do município que deve ser eternizado em lembrancinhas (Foto/Reprodução: Wikimedia Commons)

Os ícones de Guarapuava em lembranças de artesanato. Pedacinhos marcantes do terceiro planalto transformados em arte local, feitos pelas mãos de guarapuavanos e guarapuavanas. Toalhas ou tapetes do Jardim Europeu, chaveiros do Índio Guairacá, esculturas do Lobo Guará ou quadros com a paisagem do Salto São Francisco e do Parque do Lago. Potencializar a produção e comercialização destas peças locais é o intuito do projeto ‘Lembranças de Guarapuava’.

“É uma iniciativa voltada para a economia solidária e criativa. Nosso objetivo com esse projeto é ciar um mecanismo de comercialização e fortalecimento dos artesãos e artesãs de Guarapuava”, destacou Márcio de Sequeira, diretor de turismo do município.

O intuito é fortalecer o artesanato típico de Guarapuava (Foto: Anderson Zacalusni)

De acordo com Márcio, segundo dados do último relatório produzido, o terceiro planalto possui, aproximadamente, 20 artesãos individuais cadastrados na cidade. Para a execução do projeto ‘Lembranças de Guarapuava’ a ideia é ampliar e apoiar esse grupo. Para isso, a prefeitura realiza nesta quinta feira (20) uma reunião com artesãos e artesãs de Guarapuava que produzam ou tenham interesse em fazer lembrancinhas da cidade. O encontro será na Casa da Cultura, a partir das 19h.

Nós queremos fortalecer essas produções. Queremos desenvolver o artesanato típico guarapuavano e, também, identificar e profissionalizar os artesãos e artesãs que já realizam esses trabalhos por meio de uma produção inclusiva. Sabemos que muitas mulheres, por exemplo, em famílias de pequenos produtores, fazem artesanatos em suas casas. Se identificarmos este grupo, podemos colocar esses trabalhos na rota turística.

Dando início as ações deste projeto guarapuavano, equipes das secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, de Obras, de Turismo e de Educação e Cultura se unem em um trabalho conjunto. A proposta vai ao encontro de outras ações desenvolvidas no terceiro planalto, que integram e fortalecem o Programa Guarapuava Turística 2026.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.