22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Em menos de três anos, 53 guarapuavanas morreram pelo câncer de mama

Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença. Município oferece tratamento gratuito contra o câncer de mama e, também, câncer de colo de útero

outubro-rosa

Centro de Saúde da Mulher, onde os acompanhamentos e exames preventivos são realizados, existe há mais de 15 anos em Guarapuava (Foto: Caio Budel/RSN)

No mês em que mais se ouve falar da saúde da mulher, um dado chama atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em menos de três anos, 53 mulheres morreram por conta da doença, em Guarapuava. O câncer de colo de útero também tem números alarmantes: foram 36 foram vítimas. E para evitar que estes números aumentem, prevenção é a palavra de ordem.

De acordo com Sueli Martins Ribeiro, enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava, as duas doenças, se descobertas no início, tem grandes chances de cura.

Nós temos exames suficientes disponíveis, mas a procura ainda é baixa. Alguns casos é por vergonha, outras por medo, algumas por problemas com o marido… por isso a conscientização é tão importante.

Enfermeira Sueli (Foto: Caio Budel/RSN)

Dados do Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava mostram que, há pouco mais de dois anos, o número de mortes por conta das duas doenças estão mantendo uma linearidade no município. Juntos, estes tipos de câncer mataram 31 guarapuavanas em 2016, 33 em 2017 e, até setembro de 2018, 25 mulheres já faleceram no terceiro planalto em decorrência das doenças.

Dados de 2018 são referentes do início do ano até setembro (Gráfico: RSN)

“No caso do colo de útero, no Brasil, são mais de 5.400 vítimas fatais por ano. Mais de 57 mil diagnósticos da doença. São números alarmantes”, explica Sueli.

De acordo com a enfermeira, os agendamentos das mamografias e dos preventivos de colo de útero são realizados durante todo o ano, não apenas no Outubro Rosa. Para ambos os exames, só é necessário que a interessada vá até uma unidade básica de saúde do município, munida de identidade e cartão sus.

“Às vezes algumas mulheres vem querendo fazer só a mamografia, outras só o preventivo. Mas nós sempre aconselhamos e insistimos para que façam os dois. Não há como analisar um sem o outro”.

Atualmente, o Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava realiza o acompanhamento de 592 mulheres via SUS. Todas com grandes chances de cura por terem descoberto a doença no começo.

“Como foram diagnósticos precoces, elas não precisaram ser encaminhadas para a oncologia”.

‘DIA D’

Como parte da programação do Outubro Rosa, Guarapuava realizará o ‘Dia D’ para coleta do preventivo do câncer de colo de útero e agendamento de mamografias. No caso da mamografia, o exame é aconselhado para mulheres entre 50 e 69 anos, porém, mulheres mais novas também podem fazer a solicitação. No caso do preventivo, o exame é aconselhado para mulheres com vida sexual ativa.

“Quando o exame é agendado, a interessada costuma ser chamada pouco tempo depois. No Outubro Rosa demora um pouco mais, justamente pela alta procura. Algumas mulheres já definiram outubro como o mês de fazer esses exames mesmo. Mas no decorrer do ano é mais tranquilo”.

SERVIÇO

Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava

Rua: Afonso Botelho, 1424 – Trianon

Horário de atendimento: 8h às 17h

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.