22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Guarapuava

Inscrições abertas para curso de manejo de solo e água, em Guarapuava

Capacitação semipresencial e gratuita é voltada para engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, engenheiros florestais e técnicos agrícolas. Aulas iniciam em março

manejo-solo-1

Estão abertas as inscrições para o curso Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas, em Guarapuava. A capacitação semipresencial é ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR). As inscrições podem ser feitas online até fevereiro. O curso é gratuito.

Além de Guarapuava, serão iniciadas novas turmas em outras quatro cidades de diferentes regiões do Estado: Ibiporã (Norte do Paraná), Ponta Grossa (Campos Gerais), Pato Branco (Sudoeste) e Paranavaí (Noroeste). A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo).

FOCO

De acordo com informações da assessoria do SENAR-PR, o curso é voltado a engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, engenheiros florestais e técnicos agrícolas, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

As inscrições para a turma de Guarapuava seguirão até 25 de fevereiro. As atividades letivas ocorrerão entre 11 de março a 27 de novembro. A carga-horária total do curso é de 300 horas. A maior parte de capacitação – 228 horas – se dará na modalidade Ensino à Distância (EaD).

O CURSO

Para etapa EaD, cada aluno receberá um login e senha para acessar a plataforma digital, em que estarão disponíveis vídeo aulas, slides, apresentações e fórum de discussões. Os alunos terão que frequentar, também, módulos presenciais, que vão totalizar 72 horas e que contemplam aula de campo e deseja de projeto final. O local onde as aulas presencias ocorrão em Guarapuava ainda não foi divulgado.

Para concluir o curso, o participante deve ter média igual ou superior a 7 em todos os módulos EAD, além de ter o projeto final aprovado pela banca examinadora. No projeto de conclusão, o aluno deve apresentar um plano de manejo de solo e água de uma microbacia hidrográfica ou de uma propriedade, aplicando os conhecimentos aprendidos ao longo do curso.

SERVIÇO

Curso Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas

Prazo para inscrições:

Até 04/02/2019 (para Ibiporã e Ponta Grossa)
Até 25/02/2019 (para Pato Branco, Guarapuava e Paranavaí)

Carga-horária: 300 horas (228 horas por EaD e 72 horas presenciais)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.