22/08/2023
Agronegócio Guarapuava Paraná

Agronegócio em Guarapuava e região quer se tornar referência em agrotech

Cesar Filho é o único político a compor a comitiva liderada pelo governador Ratinho Júnior ao Vale do Silício

FOTO CESAR

Uma parceria público-privada dará a Guarapuava um Centro de Inovação Tecnológica para o Agronegócio, com sede na Cidade dos Lagos. O projeto arquitetônico já está em execução e será construído pelo empresário Odacir Antonelli.

Em busca de novos conhecimentos, especialmente na área do agronegócio, o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), o secretário de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur e o coordenador do Projeto, Sávio Denardi, compõem a comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e seguem a São Francisco, nos Estados Unidos.

(Foto: Reprodução/Vídeo Secom)

Lá o destino é o Vale do Silício. Nesse local é de onde saíram as empresas que mudaram a vida das pessoas, como o Uber, a Apple, a Netflix, o Google, o Yahoo, Adobe e muitas outras. São mais de duas mil empresas de tecnologia que nascem com um espírito inovador, moldadas para se tornarem altamente competitivas.

De acordo com Cesar Filho, as visitas, porém, tem foco na inovação para soluções tecnológicas de Agrotech. O município possui um clima temperado, com geadas regulares no inverno, o que possibilita a produção de culturas de inverno como trigo, cevada, milho. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, em entrevista ao Portal RSN, região tem a maior produtividade de quilos de milho por hectare no Brasil, com média de 12 mil quilos por hectare entre produtores de alta tecnologia. “É maior que a média americana”.

Segundo Cesar Filho, como esse know-how, com o projeto do Centro Tecnológico já sendo elaborado, e com estudos de estruturação dos agentes de inovação na região, Guarapuava sai à frente. “Ficaremos no Vale do Silício durante uma semana, vendo tudo que há de melhor na tecnologia mundial e quais as tendências para o agronegócio”.

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

Já o governador Ratinho Júnior, além do foco no agronegócio, participará reunião com uma empresa de tecnologia vocacionada para inclusão social em presídios. O governador também cumpre agenda no Banco do Brasil e na Oracle. Outro compromisso é um evento organizado pelo consulado brasileiro, com participação de investidores e desenvolvedores brasileiros que atuam no Vale do Silício.

Acompanham o governador, o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o diretor-presidente da Celepar, Allan Costa; e o diretor-presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, José Eduardo Bekin.

A agenda oficial vai até o dia 2 de março, quando a comitiva volta ao Paraná. O governador Ratinho Junior cumpre agenda particular fora do País, retornando no dia 11 de março.

Na tarde dessa quinta (21), o prefeito de Guarapuava fez a transmissão do cargo ao vice-prefeito Itacir Vezzaro, que ficará à frente da administração municipal entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março. Assista o vídeo gravado na manhã desta sexta (22) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.