22/08/2023
Guarapuava Paraná Política

Proposta de Cristina Silvestri garante ao PR uma das leis mais modernas contra o bullying

Sancionada no fim de 2018, lei complementou o Programa de Combate ao Bullying do Estado com foco em ações preventivas

Cristina Silvestri

(Foto: Ascom)

A deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), autora da Lei que complementou no Paraná o Programa de Combate ao Bullying, relembrou a importância das escolas terem uma atenção especial para o comportamento de seus estudantes, crianças e adolescentes. O complemento à lei foi sancionado pelo Governo do Estado no final de 2018 e, atualmente, está em fase de alinhamento para que ações efetivas comecem a ser realizadas nos municípios.

“Precisamos ter uma atenção especial para o comportamento das nossas crianças. Tanto a escola, quanto os pais ou responsáveis. É fato: antes de traumas ocorrerem por causa do bullying, as crianças dão sinais de que algo não está certo. É nossa obrigação intervir e evitar o pior”.

E é justamente este o principal objetivo do incremento proposto por Cristina Silvestri à Lei de Combate ao Bullying de Cristina Silvestri: fazer com que a detecção destes casos seja precoce e não após decorridos os traumas. Para isso, a nova redação exige, por exemplo, que as escolas produzam relatórios bimestrais das ocorrências de bullying registradas no ambiente de ensino, separados por idade, sexo e séries. Estes dados irão auxiliar no planejamento do Estado e municípios em ações e criação de estudos específicos.

“Estas informações irão resultar na criação de campanhas de informação, conscientização e detecção do bullying no ambiente escolar”. Outro ponto que passa ser previsto na lei é que as escolas devem observar, analisar e identificar eventuais praticantes e vítimas de bullying por meio de investigação comportamental, ação que deverá ser feita por meio de mecanismos não invasivos.

“O bullying é uma realidade em todo o mundo, que pode acarretar em consequências drásticas no futuro. Temos casos com consequências graves que já ocorreram no Brasil e aqui, perto de nós, no Paraná. A conscientização das nossas crianças e adolescentes é, sem dúvida, o melhor caminho”.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.