22/08/2023
Brasil Cotidiano

YouTube Kids é invadido por imagens da Boneca Momo

Vídeos infantis foram hackeados e apresentam aleatoriamente a mensagem da boneca, que incentiva automutilação e suicídio

momo

(Imagem: Reprodução/Twitter)

A Boneca Momo está aparecendo em vários vídeos infantis populares na internet. A aparição aleatória das imagens de Momo foi inserida por hackers em vídeos do YouTube Kids, ensinando crianças a cometerem suicídio.

A personagem de olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso macabro interrompe a exibição dos vídeos, sem aviso prévio, com mensagens assustadoras que incentivam desde o roubo de informações pessoais e extorsão, até a automutilação e suicídio.

Momo tem aparecido em episódios de desenho animado e no meio de músicas infantis, como a famosa “Baby Shark”. Na Bahia, o Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), vinculado ao Ministério Público do Estado, já formalizou uma notificação ao Google e ao WhatsApp para a retirada das inserções.

Apesar da mensagem da Boneca Momo estar sendo veiculada em inglês, as imagens também demonstram atos suicidas, como cortar os pulsos, tornando a ação facilmente imitável pelas crianças.

A personagem foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo”, que viralizou na internet no ano passado, também induzia atitudes suicidas.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.